segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Descubra as diferenças entre o camião de Lagos e o GTA


Além dos vergonhosos ataques israelitas a instalações da ONU e das diversas manifestações político-partidárias (de Filadélfia às Caldas da Raínha), o fim de semana ficou também marcado pelo incidente do camião de Lagos: "Um homem, ao volante de um camião-grua que tinha furtado momentos antes, iniciou uma condução louca que culminou na morte de uma mulher e em oito feridos".
(...) "Por razões desconhecidas, o jovem apossou-se, cerca das 10h30, de um pesado da empresa de materiais de construção Solmate, também do concelho, que lá teria ido descarregar. Iniciou então um percurso em alta velocidade e aos ziguezagues, por vezes em contramão e passando por cima de separadores centrais, em algumas das principais artérias da cidade. De acordo com o levantamento ontem efectuado pela PSP, abalroou oito viaturas (sete ligeiros e um motociclo)". (...) "o condutor bateu deliberadamente e com violência num motociclo e fugiu. Continuou pelas ruas, dirigindo o pesado contra viaturas e pessoas."


Nenhuma das autoridades ouvidas pela comunicação social avançou uma justificação para o caso. Alguns familiares aventaram a possibilidade de tudo ser consequência de um acidente de mota recente. Mas não será de todo descabido equacionar que o rapaz tenha o Grand Theft Auto no seu computador ou consola de jogos.



Como se diz na Wikipedia brasileira, "a parte central do jogo consiste de elementos de um jogo de corrida combinado com um third-person shooter, e um ambiente aberto e livre que permite ao jogador interagir e se locomover. A pé, o personagem controlado pelo jogador é capaz de andar, nadar (o primeiro jogo da série na qual isto é possível), escalar e pular, além de usar armas e se envolver em diversos tipos de combates manuais. Os jogadores também podem controlar diversos tipos de veículos, incluindo automóveis, caminhões, barcos, aviões, helicópteros, trens, tanques, motocicletas e bicicletas. Os jogadores podem ainda comprar os veículos, em vez de simplesmente roubá-los.
(...)
O sistema de jogo aberto e não-linear permite aos jogadores explorar e escolher como desejam jogar o jogo exatamente. Embora as missões da trama sejam necessárias para o progresso através do jogo, e para destravar certas cidades e algum conteúdo do jogo, elas não são obrigatórias, e os jogadores podem completá-las quando quiser, e simplesmente vagar pelos territórios quando não as estiverem cumprindo. No entanto, criar muitos conflitos podem atrair atração indesejada - e potencialmente fatal - das autoridades; quanto mais caos causado, mais intensa a resposta: a polícia cuida das infrações menos graves, como ataque a transeuntes, apontar armas em locais públicos, roubo de carros, alguns assassinatos), enquanto equipes da SWAT, do FBI e até mesmo o exército americano respondem a distúrbios mais graves."



Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência...

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