quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Doping: "Caso Ivanchuk" decidido.


Sem muita disponibilidade de tempo, volto ao blogue para tratar de um tema que me interessa, o da dopagem no xadrez.
Consciente de que os Desafios estão muito atrasados, tentarei actualizar tudo mais logo.



No início de Dezembro, em comentário ao post da Casa do Xadrez - "Doping in Dresden: The Ivanchuk file" -, equacionei uma hipótese para o "caso Ivanchuk" ser resolvido sem ninguém perder a face.
(Infelizmente, não é novidade para ninguém que, a este nível, a "justiça desportiva" é só uma variante da politiquice desportiva...)

A solução passava por um vício do procedimento - a ausência de notificação. A existência deste vício formal tornaria o acto ineficaz, logo inoponível ao xadrezista.

Comentei assim no dia 3:
«"This could not be implemented, since nobody was able to restrain Ivanchuk and convince him to participate."
Será que ele desapareceu antes de ter sido notificado para comparecer no controlo?
Se assim foi, está resolvido. Não há violação das normas anti-dopagem.
»

E deste modo no dia seguinte:
«Em http://susanpolgar.blogspot.com/2008/12/ivanchuk-saga-update.html:
Vassily Ivanchuk's own words are cited by Mikhail Khomich in his chess blog at Sports.ru (by the way, one of the most known chess blogs in Russian). A rough translation:
IVANCHUK: "This all seems like pure madness!! But such spectacles sometimes happen in our world. I simply left, being upset after losing a game, and did not listen to a man who I was seeing for the first time in my life, and whose identity I don't know until now. You see what a comedy it was :-)"
Source: ChessToday.net

Ou seja, diz o visado que, no depois de ter perdido uma partida decisiva na prova de clubes mais importante, num local que costuma ter muito público, media e staff a passear, não ligou a um senhor que disse não sei o quê e que ele continua a não saber quem é...
Para se safar tinha que ser pela falta de notificação... agora se isto se passou assim ou se está um porco a andar de bicicleta por aí, já são outros 500 :)
»

E hoje foi publicada a decisão no site da FIDE. De absolvição, claro! Porquê? Vício de forma no procedimento...


Decisão da Comissão de Inquérito da FIDE
Wijk aan Zee (Holanda), 21 de Janeiro de 2009

Os controlos antidopagem ainda são relativamente raros no xadrez. Contudo, têm sido efectuados em várias provas oficiais, como aconteceu durante a Olimpíada de Dresden. Infelizmente, uma elevada percentagem de controlos foram marcados para a última jornada e não havia pessoal suficiente, o que originou um erro procedimental: não foi designado um responsável pelo controlo antidopagem no encontro Estados Unidos - Ucrânia.

Após ter sido derrotado numa partida crucial para o seu país, o Senhor Ivanchuk descontrolou-se. A Comissão de Inquérito conclui que apesar do árbitro ter tentado informar o Senhor Ivanchuk, em inglês, que ele o deveria acompanhar para efectuar o controlo antidopagem, aparentemente o Senhor Ivanchuk não compreendeu tais indicações, o que é compreensível por o inglês não ser a sua primeira língua. Se houvesse um responsável pelo controlo antidopagem presente, ele teria-se dirigido ao tabuleiro do Senhor Ivanchuk logo após o final da partida e teria havido uma melhor comunicação. Neste caso, a actuação do Senhor Ivanchuk poderia ter sido diferente.
Como não houve notificação do responsável do controlo antidopagem, não houve recusa de submissão ao controlo, nos termos regulamentares.

O erro procedimental, juntamente com o estado de espírito do Senhor Ivanchuk, levou-o a, sem intenção, faltar ao controlo. Consequentemente, a Comissão de Inquérito conclui, por unanimidade, que não há lugar à aplicação de qualquer sanção.


* * *

Juridicamente imprecisa mas politicamente perfeita, salva-se a rapidez com que tudo se resolveu: menos de dois meses e sem suspensão provisória do xadrezista.

É pena que o tempo da justiça desportiva da FPX seja bastante mais lento (e a Dura Lex bastante mais dura), com os prejuízos inerentes para os atletas que se vêem emaranhados nas teias dos procedimentos antidopagem.

Sem comentários: