terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Taça de Portugal: inicia-se sábado para as equipas do continente


A Taça de Portugal é uma das provas mais emblemáticas do calendário oficial da FPX, uma vez que é a prova mais democrática da época: o emparceiramento é efectuado por sorteio, com constrangimentos, só nas primeiras eliminatórias, limitados à àrea geográfica, de maneira que uma equipa de iniciados pode ter, aqui, a oportunidade quase única de jogar contra os mais fortes jogadores nacionais, e, em alguns casos, internacionais, já que os clubes com objectivos na área da competição contam nas suas equipas com Grandes Mestres.

Estão inscritos na competição 72 equipas de 48 clubes diferentes, compostas por 802 xadrezistas, dos quais 16 Grandes Mestres, 16 Mestres Internacionais, 15 Mestres FIDE, 2 Mestres Internacionais Femininas, 3 Mestres FIDE Femininas e 1 Candidato a Mestre.

O Grupo de Xadrez do Porto inscreveu 4 equipas (é o clube com mais equipas inscritas, a par do Moto Clube do Porto e do Clube Desportivo O Neurónio) e 38 jogadores na prova.

Depois de duas eliminatórias disputadas exlusivamente pelas equipas das Regiões Autónomas, as equipas do continente entram em prova na 3.ª eliminatória que se joga no próxima sábado.

O sorteio que se realizou ontem na sede da FPX dá-nos a possibilidade de jogar com alguns dos melhores jogadores da região. Aliás, todas as equipas do Grupo de Xadrez do Porto terão, em maior ou menor medida, encontros que se afiguram complicados e disputados. Vamos realizar 3 jogos fora contra as equipas A do Dias Ferreira (da 1.ª Divisão Nacional), do Moto Clube (provavelmente a equipa que mais se reforçou esta época) e dos Amigos de Urgezes (com quem jogámos o ano passado), e também com a equipa C do Moto Clube.

EQUIPA D
GXP D - MCP A: David contra Golias.


A nossa equipa recebe a equipa A do Moto Clube onde, liderados pelo MN José Padeiro (2245),

alinham xadrezistas da valia de Igor Kovtun (2068), José Veríssimo Araújo (1949), Emanuel Sousa (1898), Luís Araújo (1893)..., todos habituais vencedores nos torneios de semi-rápidas que se vão disputando ao longo do ano. O objectivo para este encontro é aproveitar bem a experiência, uma vez que fazer meio ponto já seria uma enorme vitória.

EQUIPA A
Amigos de Urgezes - GXP A: Evitar que os Amigos sejam tomba-gigantes.

A equipa A do Grupo vai a Guimarães jogar com o GDR Amigos de Urgezes, repetindo a visita do ano passado.

Em 2007/2008, depois de os Amigos terem ido ao Vigorosa vencer por 3,5-1,5, nos 1/32 de final, a equipa B (empate do Pedro com o Vítor Costa, e derrota da Sara, da Joana e da Catarina com o João Costa, o Carlos Machado e o João Ribeiro),


foram eliminados nos 1/16, em casa, precisamente frente à equipa A do Grupo de Xadrez do Porto, tendo António Silva, Fernando Cleto, Rui Mendes e Joaquim Brandão de Pinho vencido, respectivamente, Vítor Costa, Carlos Machado, Carlos Coelho e Joaquim Machado.


Numa sintomática manifestação de desportivismo, os Amigos, cujo blogue está ali à direita na nossa lista de leituras frequentes, ofereceram, através do Prof. Fernando Costa, um livro sobre Guimarães e o seu Castelo que se encontra na biblioteca do GXP.
Este ano, as principais figuras da equipa vimaranense são Vítor Costa (1819), João Costa (1573), Carlos Machado (1566) e Diogo Silva (1541).

EQUIPA B
GXP B - GDDF A: Recepção aos "jovens" primodivisionários

A equipa B tem a motivadora tarefa de receber aquela que será, porventura, a equipa que corporiza o melhor exemplo de um trabalho de formação no xadrez. Apesar de ter "exportado" algumas das suas pérolas, como o MN José Padeiro, a escola do Dias Ferreira - durante muitos anos a que mais atletas teve em actividade - conseguiu fazer chegar à equipa principal do clube vários jovens matosinhenses, ou de paragens próximas, que ali fizeram o seu percurso de formação.

Os jovens, mas extremamente experientes (creio que todos Campeões Nacionais nos escalões jovens), João Guerra Costa (2215), Marco Viela (2193), André Viela (2192), Fábio Barbosa (2126) [não encontrei foto] e Luís Machado (2088), juntos há várias épocas, são a equipa A do Dias Ferreira, que este ano jogará na 1.ª Divisão Nacional.

Se a estes jogadores juntarmos outros como o MF Marius Ceteras (2440) ou António Rodrigues (2095), vemos que qualquer equipa que a encontre pela frente terá sempre um osso muito duro de roer. E o Jorgievsky alinha pela equipa B...
Desde que me lembro, o Dias Ferreira sempre foi o meu adversário de estimação :), pelo que um derby, ainda por cima com as cores do GXP, é algo especial. O encontro vai ser muito complicado mas os jogadores do Grupo deixarão o sangue no tabuleiro. E se o Hélder Pinho for convocado e puder jogar, ele que também gosta muito de eleger o GDDF como adversário predilecto, então a combatividade está garantida!

EQUIPA C
MCP C - GXP C: Prognósticos só no fim do jogo.

A equipa C vai à Rua Aurélia de Sousa mas desta vez não será para jogar rápidas a uma quarta à noite, mas, antes, para disputar aquele que, destes 4, será o encontro mais equilibrado. As duas equipas são compostas por jogadores com uma força de jogo entre os 1600 e os 1700 pontos pelo que o resultado de cada tabuleiro é uma incógnita, independentemente dos 4 que os capitães mandarem alinhar. Os testas de ferro da MCP C são o Aníbal Nogueira (1743), o Rui Gonçalves (1643), o Nuno Messeder (1580, ex-Estrela e Vigorosa Sport), o António Mendes (1573) e o Afonso Duarte.

Aníbal Nogueira é o líder da MCP C, sempre facilmente reconhecível:
ou está com o chapéu à cowboy ou com uma peça de roupa (na foto, a camisola) ou um acessório (óculos, cinto, relógio...) "axadrezado".

Pode ser o encontro decisivo para uma contabilidade particular: a de saber qual o clube que terá mais equipas em prova na próxima eliminatória. Seja qual for o resultado, o xadrez do Porto já está de parabéns, pois consegue aliar a quantidade de jogadores em prova à qualidade de equipas como as A referidas neste post, sem esquecer a da Academia de Xadrez de Gaia (5 GMs e mais 2 titulados).

Bons jogos!
E vamos para cima deles, malta! =P

3 comentários:

Anónimo disse...

Da nossa parte, Amigos de Urgeses, apenas há a dizer que é sempre um prazer defrontar o Grupo de Xadrez do Porto: um clube histórico e emblemático, composto por excelentes jogadores. Não somos tão fortes (bem pelo contrário) mas temos muita vontade de aprender e é nestes encontros que nós podemos evoluir bastante. É por jogos destes que vale a pena participar na Taça!
Caros Amigos, sejam bem-vindos a Urgezes!

Vítor Costa

Joaquim Machado disse...

Boa tarde a todos.
É sempre um prazer voltar a defrontar uma clube como o vosso. Espero é que o resultado não se repita e este ano consigamos um ou outro ponto.
E sempre assim, a história repete-se a ela própria, e tal como na época passada, tambem Sábado os nossos jovens têm prova do circuito de Desporto Escolar.
Boa viagem até Guimarães, cá vos esperamos.

Cumprimentos
Joaquim Machado

ps. como muito bem diz o nosso capitão Vitor Costa, não somos tão fortes com Vós, mas esperamos, e para isso trabalhamos, um dia vir a ser.
Aliás parece-me que esta equipa se começa já a habituar ao ambiente dos grandes jogos.

www.xadrezamigos.blogspot.com

Tiago F. Pinho disse...

Pelo que tenho visto no vosso blogue, não se têm habituado só ao ambiente. Já aqui tenho reproduzido partidas anotadas que demonstram uma força de jogo assinalável.

Vamos lá ver o que acontece no sábado :)