sexta-feira, 5 de setembro de 2008

3.ª Jornada do Internacional de Guimarães - José Padeiro


Ao terceiro dia, subi à primeira mesa para experimentar brevemente os tabuleiros de madeira. Se "para lá do Marão mandam os que lá estão", um bocadinho antes, em Guimarães, "no primeiro tabuleiro quem manda é o Padeiro".


O meu adversário de ontem dispensa apresentações. Atleta federado que nunca tenha ouvido falar nele tem que se cultivar com urgência. Até porque nem só de posições vive o xadrez e o Padeiro, além de ser indiscutivelmente um dos melhores jogadores do Porto (quiçá mesmo o melhor), é cinco estrelas.

De qualquer maneira, passando ao lado de ser actualmente o 24.º jogador do top português com 2248 pontos, de jogar numa das melhores equipas nacionais - a Academia de Xadrez de Gaia - mas também da Corunha - Ajedrez Kasparov Marcote - uma consulta ao site "História do Xadrez de Competição em Portugal", de Fernando Castro (que é o organizador deste Internacional de Guimarães), faz ressaltar, por mais significativos, o título de Campeão Nacional em ritmo Semi-Rápido (2005) e o 3.º lugar no Nacional Absoluto (2002).

Já nos Distritais de Jovens, o Padeiro fartava-se de dar tareia no resto da malta. Aliás, eu já não lhe ganho há mais de uma década! Notem o "já não" =D pois quando ele apareceu, ainda imberbe, limpei-lhe as peças (estava ele a "treinar" no escalão acima do seu). Só que foi só na sua primeira temporada. A partir daí, passou-me a acontecer o que sucede à generalidade dos xadrezistas que jogam contra ele: apanho no toutiço!


Num Campeonato Nacional de Jovens jogado, salvo erro, em Silves, em meados de 90.
O Padeiro analisa com o Quintã. O Rui Guimarães está ao centro e, entre ele e o Quintã, está o João. Por trás, de perfil, o Rui Branca.


O que me aconteceu na partida com o Padeiro foi o que o povo normalmente designa, aqui com maior propriedade, por "toma lá que já almoçaste". O Padeiro deixou-me a pão e água, nem umas bolachinhas de água e sal me arranjou, e terminou a partida em grande estilo:



24. Ba4!


Pode seguir-se:
24. ... Dxa4 25. fxg7+ Rxg7 (se Rg8 Df7#) 26. Dg5+ Rh8 27. Tf7 Tg8 28. Df6+ Tg7 29. Dxg7#


Ou como me disse a minha mãe, que não sabe muito de xadrez mas tem aquele saber que todas as mães têm, "Então o Padeiro meteu-te no forno, hein?". Foi isso, foi. :)

Sem comentários: