segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Desafios 2008/2009


Como combinado, começamos esta semana com os Desafios de 2008/2009.

O sistema é o habitual: devem responder por email (mas não para a mailing list, pois aí ajudarão todos os outros que se podem aproveitar da vossa resposta :P) ou na caixa de comentários (não se esqueçam de assinar).

Periodicamente publicarei as respostas e actualizarei a classificação. Se houver participação que o justifique, antes de divulgar as respostas do(s) desafio(s) anterior(es) poderei publicar novo exercício.

Este ano, além de desafios originais, também contarão para a competição exercícios de revisão que já foram vistos nos treinos.

O melhor classificado receberá um prémio no Natal.

Boa sorte, Vigorosos!


1.


Jogam as negras.
Dica: revê o treino de 21 de Setembro

3 comentários:

Anónimo disse...

a melhor jogada seria e3... brancas precisam comer pião intruso fxd3, e perdem o bispo Ce4

Anónimo disse...

1 - e3 Bxe3
2 - Txd1++
mas as brancas não deixam dar mate e jogam
1 - ... fxe3
2 - Ce4 h3
3 - Cxd2 ganhando material
Não dá para o mate mas dá para ganhar um bispo...

Tiago F. Pinho disse...

Sim, é isso, as respostas estão correctas.

O Nuno enviou-me, por email, a mesma variante apresentada pelo logusmao.

Apenas uma pequena nota: na variante principal do Tiago, é melhor 3. Txd2 em vez de 3. Cxd2. Por dois motivos:

1) Princípios: "quando se está em vantagem material, deve-se trocar peças, não peões" - e as negras propõem a troca de torres; "a Torre normalmente está muito bem na 7.ª fila" - as negras não perdem a iniciativa, continuando o ataque tendo o peão c2 como alvo.

2)Depois de aumentarem a pressão sobre a peça pregada (bom plano!), se as negras optam por tomar o Bispo com o seu Cavalo põem-se a jeito de provar do mesmo remédio! Após Cxd2, o Cavalo negro fica... pregado! E as negras têm que ter cuidado com um eventual ataque do Rei branco ao seu cavalo. A defesa pode ser táctica (o cavalo sair com xeque, permitindo Txd1) ou estratégica (jogando Rg1-f1-e1 que defende a torre; ou, mais rápido, jogando Td6, já que esta fica protegida pelo peão c7 e, mesmo que assim não fosse, a retirada do Cavalo para c4 ou e4 passa a ser possível, uma vez que o cavalo também defende a Td6)