segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A lei de Lavoisier na química do tabuleiro.


I. "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"


Tinha pensado dar esta novidade pessoalmente, no nosso primeiro encontro desta época, mas uma vez que vou jogar, com o Bruno Guinapo, o torneio de Guimarães esta semana, tenho que antecipar o anúncio:

Para os que têm problemas na recepção da mailing list, nesta época de 2008/2009, que hoje se inicia, apesar de continuar a ser o responsável pelas aulas de domingo no Vigorosa, vou jogar por outro clube.

Quanto a nós, nada se altera: continua a haver aulas aos domingos (e/ou noutros horários a combinar), material no blog, divulgação de provas e armadas vigorosas aos torneios, comigo ao volante sempre que possível. A única diferença é que à frente do meu nome vai deixar de aparecer "Estrela e Vigorosa Sport" e vou deixar de contribuir para as nossas pontuações colectivas.

Esta decisão não foi fácil de tomar - como outros vigorosos, rejeitei com facilidade outros convites -, mas a proposta veio do Grupo de Xadrez do Porto, o meu primeiro clube, onde joguei nos escalões jovens, entre os 11 e os 19 anos (juntamente com o Helder Pinho e o Gonçalo Rodrigues, entre outros).

Depois, como já se viu em 2006/2007, não penso ter muita disponibilidade para jogar com frequência durante alguns meses cruciais para as provas colectivas, pois terei que repetir os meus exames (entre os 1300 concorrentes, fiquei graduado em 134.º lugar e só havia 99 vagas... faltaram-me 6 ou 7 décimas).

E se o ano passado já demos (equipa A) muitas faltas de comparência, agora, sem o Hélder Pinho e sem o Froufe, ainda seria mais difícil. De maneira que, com este "empurrãozinho", o Vigorosa poderá especializar-se ainda mais no seu objectivo de sempre: o xadrez jovem. Até porque com vários atletas já com ano e meio de aprendizagem, está na altura de os mais novos irem sendo atirados aos leões =D Creio que as equipas da Academia estão prontas para ser a equipa do clube, o que também me deixa contente e orgulhoso.

O convite do GX Porto é para jogar de vez em quando. Sendo suplente, só jogarei às vezes, o que se adapta melhor ao meu calendário laboral, de estudo e de exames. Por outro lado, pessoalmente é, neste momento, mais aliciante jogar de vez em quando com jogadores mais fortes, do que jogar sempre no primeiro tabuleiro num campeonato distrital, a maior parte das vezes com jovens que jogam há poucos meses/anos, embora tal me tenha dado também muita satisfação.

Pelo que, depois de falar com o “Inginheiru Supremo” Pedro Rodrigues e de alinhavarmos a próxima época do Vigorosa, tendo recebido a sua "benção" :P, resolvi regressar ao meu clube de sempre (apesar de estar a jogar no EVS, continuava sócio do Grupo, como, aliás, o Pedro, salvo erro).

Assim, não estranhem a novidade quando atentarem no Torneio Internacional de Guimarães.

Em todo o caso, os nossos encontros recomeçarão domingo a oito. Se quiserem combinar ir ao Vigorosa já este domingo jogar umas partidas para matar saudades, depois de terminar a minha partida (começará às 14h30) posso passar por lá para pormos as novidades em dia.

Qualquer dúvida ou outro assunto, escrevam-me ou liguem-me.




para habituar a vista :P

LISTA DE INSCRITOS EM 30.08.2008:

1 Padeiro Jose 2248 POR AX Gaia
2 Viela Andre Filipe Folha 2200 POR GDDF
3 Castro Henrique 2196 POR AMAS
4 Pintor Ariana 2165 POR GX Porto
5 Barbosa Fabio 2126 POR GDDF
6 Nunes Leonardo 2092 POR Diana de Evora
7 Azevedo Rui Filipe 2061 POR CAR
8 Pereira Antonio Pedro Caramez 2048 POR GDDF
9 Ferreira Jorge Viterbo 2002 POR GDDF
10 Novais Carlos Joao Fernandes 1990 POR AMAS
11 Pinho Tiago Brandao de 1963 POR GX Porto
12 Goncalves Luis Augusto Soares 1961 POR GX Bracara Augusta
13 Araujo Jose Verissimo 1936 POR AEJ
14 Lozano Sanchez Jose Antonio 1932 ESP
15 Saunders Mark 1812 ENG



II. O Estrela e Vigorosa Sport e a sua secção de xadrez



O Estrela e Vigorosa Sport surgiu em Abril de 1924 com a fusão do Estrela Sport Club com o Vigorosa Sport Club. Também conhecido como o clube das Cavadas - devido à localização da sua sede na antiga Quinta das Cavadas, junto ao nó das Antas da VCI -, naquela altura as modalidades mais importantes no clube eram o futebol, o basquetebol, o andebol e o ténis.

Cerca de 10 anos após a sua fundação, o Estrela e Vigorosa Sport deixou de dar prioridade à vertente competitiva do desporto. Ainda assim, os seus sócios gozavam de uma oferta desportiva invejável que incluía modalidades como o hóquei em campo, o atletismo, o tiro ou a ginástica e, mais tarde, o desporto automóvel, o badmington, o ballet e o karate.

Dotado de utilidade pública desde 1984, o Vigorosa continuou a aumentar a sua oferta com aulas de dança, criando também uma secção de desporto adaptado e outra de pólo aquático feminino.

Em Abril de 2006 foi criada a secção de xadrez, um projecto traçado pelo Pedro Rodrigues e acolhido pelo Dr. Páscoa, dos órgãos sociais do EVS.


Estas três imagens foram retiradas do site Jornalismo Porto Rádio, onde acompanham a peça de Marta Couto sobre o EVS


O Vigorosa é um dos clubes históricos da cidade do Porto, assumindo os seus magníficos jardins o papel de ex libris da colectividade que não esconde a influência dos clubs britânicos: pensado para ser um espaço de convivência familiar, o clube tem como objectivo oferecer aos seus associados um espaço de lazer aprazível, complementando a imensa oferta desportiva com um serviço de restauração.

Ou seja, além dos 6 courts de ténis (dois dos quais cobertos e com bancada), do pavilhão multidesportivo e de várias salas de ginásio, o clube mantém um restaurante com serviço de cafetaria e esplanada, pelo que não é estranho ver pais nestes locais enquanto esperam que os filhos terminem os seus treinos de hóquei, andebol, ballet ou karate; ou, até, como acontece amiúde no ténis e no xadrez, assistir a confrontos desportivos familiares.



A secção de xadrez tem como principal objectivo a formação e a prática recreativa da modalidade. Deste modo, funciona na nossa sala, várias vezes por semana, uma Academia de Xadrez em que se ensina o jogo a todos os interessados - temos alunos entre os 5 e os 45 anos, divididos entre turmas de jovens e de adultos e em 3 níveis diferentes de formação -, complementada com uma biblioteca/mediateca que estamos a construir.

Ainda assim, como complemento, também participamos em torneios, nomeadamente as competições oficiais da Associação de Xadrez do Porto e da Federação Portuguesa de Xadrez. E, por outro lado, organizamos os nossos próprios eventos xadrezisticos, além de darmos, o nosso apoio (logístico, material e/ou humano) a outras instituições, sempre que solicitados. Por fim, mantemos uma página na internet – http://evs.xadrezdigital.com - e, para aqueles que não têm acesso à internet, um boletim trimestral em papel em que colocamos as novidades mais relevantes.

E, em traços necessariamente muito largos, fica assim apresentado o nosso clube que se federou com 8 elementos - Pedro Rodrigues, Rui Ferreira e a esposa Sílvia Teixeira, Hélder Silva e a mulher Sónia Cardoso, António Brandão de Pinho e os filhos Tiago e Sara - mas que, no fim da primeira época, se batia já pelo título distrital colectivo e contava com mais de 30 jogadores (entre os quais Simão Ribeiro, que, juntamente com o Rui Ferreira e o Tiago Pinho participou no I Open das Cavadas, a prova de apresentação do EVS que serviu para captar os primeiros jogadores). (Na altura vi o anúncio da prova na net e como conhecia o clube - tinha lá praticado outras modalidade - decidi participar. Antes do início da competição falei com o Pedro Rodrigues e já joguei o Open como vigoroso.)


Eventos EVS

A secção de xadrez do Estrela e Vigorosa Sport tem como principal objectivo a divulgação da modalidade pelo que, além da formação, tentamos criar condições para a sua prática, designadamente fora do clube e por outras pessoas que não os nossos jogadores.

Assim, é habitual o EVS colaborar com outras entidades (escolas, bares, outros clubes...) em sessões de apresentação do jogo, organização de eventos e arbitragem de provas, o que fazemos como complemento das provas e festivais de xadrez que organizamos.

Dos alunos das escolas primárias aos noctígavos da Ribeira do Porto, passando pelos amantes da gastronomia, no centro comercial, na faculdade ou no jardim, o nosso objectivo é levar o xadrez a toda a gente, em todo o lado.

Apresentamos de seguida algumas das iniciativas que promovemos ou em que colaborámos. E se estiveres a pensar organizar um torneio com os teus amigos, fazer uma noite temática numa festa ou outra coisa qualquer relacionada com o xadrez, se achares que precisas de ajuda, entra em contacto connosco!

Open das Cavadas

O Open das Cavadas é o torneio comemorativo do aniversário do Estrela e Vigorosa Sport e da sua secção de xadrez. Trata-se, pois, de uma prova anual que tem como principal objectivo potenciar a massificação do xadrez entre todos os interessados, especialmente entre aqueles que não jogam xadrez federado e, dentro destes, os alunos das escolas básicas do Porto.



Histórico:

2.ª edição (FEUP, 1 de Maio de 2007 - 118 jogadores em representação de 26 equipas)

class. individual - 1.º - Simão Pintor 2.º - Nuno Sousa 3.º - Tiago B. Pinho
class. colectiva - 1.º GD Dias Ferreira 2.º - Vigorosa 3.º - Grupo de Xadrez do Porto
class. escolar - 1.º - EB 2/3 Paranhos 2.º - ES Alexandre Herculano 3.º - EB 1 do Covelo

1.ª edição (EVS, 30 de Abril de 2006 - 43 jogadores em representação de 14 equipas)

class. individual - 1.º - Marco Viela 2.º - Rui Mendes 3.º - Bruno Figueiredo
class. colectiva - 1.º - GD Dias Ferreira 2.º - GX Escola da Boa Nova 3.º - Academia de Xadrez de Espinho


Xadrez com Sabor

O primeiro Xadrez com sabor foi realizado no dia 18 de Maio de 2006. Trata-se de ciclos mensais de torneios em ritmo rápido e semi-rápido realizados à noite, durante a semana, que são antecedidos de um jantar no restaurante do clube. O vencedor do torneio não paga o rodízio na semana seguinte.


Xadrez com Sabor, Estrela e Vigorosa Sport, 15 de Junho de 2006



Festival Dolce Vita

O Estrela e Vigorosa Sport organizou, em parceria com o Centro Comercial Dolce Vita Porto e com o apoio logístico da Associação de Xadrez do Porto e da Danone, o I Festival de Xadrez Dolce Vita, nos dias 17 a 20 de Fevereiro de 2007.



Este Festival tinha como objectivo animar a Urban Plaza do Dolce Vita e divulgar o xadrez junto de um público não especializado. Para tal, o átrio principal do Dolce Vita foi dividido em 4 áreas: uma zona para competição, outra para prática livre (em que qualquer pessoa podia jogar uma partida), uma outra dedicada ao xadrez e a informática - com 4 pcs dotados do mais recente software de xadrez - e, por fim, uma área onde se montou um tabuleiro gigante onde, para mover as peças, os jogadores tinham que entrar e caminhar no tabuleiro.



O Festival foi um sucesso e cerca de 400 pessoas jogaram mais de mil partidas e muitos milhares tiveram contacto com a modalidade. De tal modo que a nossa presença no Dolce Vita se prolongou por mais um dia, a quarta-feira europeia em que o FC Porto defrontou o Chelsea. Só neste dia estima-se que mais de 5.000 pessoas tenham passado pelo tabuleiro gigante…



Os reflexos desta organização chegaram às páginas da imprensa nacional (em cima, página do jornal nacional Diário Desportivo) e, até, ao blogue da GM Susan Polgar (ver), um site xadrezístico de referência a nível mundial, passando pelas melhores páginas nacionais, como por exemplo pelo Peão Dobrado (ver).


Shot Chess

Com o objectivo de ajudar a levar o xadrez a todo o lado e a toda a gente, colaborámos com o Pinguim Café, reputado centro de cultura da noite portuense, na organização de um torneio escada, variante shot chess, em que a cada peça corresponde um shot.



O habitual efeito enebriante do ganho de material tem, nesta variante, um sentido mais literal. Todavia, nem as misturas do Cavalo "Até Relinchas!", nem o suave deleite de Gabriela, a Dama de ovo e canela, prejudicaram a qualidade escaquística do evento que nunca foi jogado às cegas!

Aliás, houve mesmo quem trocasse os olhos, mercê das boas combinações servidas a Granel pelos jogadores... e pelo Paulo, simpático anfitrião e barman de serviço responsável pela constituição das equipas.

Encontros Internacionais

Indivudalmente ou em parceria com a Associação de Xadrez do Porto, a nossa secção organiza amiúde encontros internacionais, normalmente com clubes ou selecções da Galiza.

Julho 2007: II Match Porto-Corunha, no Centro Comercial Parque Nascente

Novembro 2006: I Match Quadrangular Porto - Ourense, na sala do Estrela e Vigorosa Sport. A classificação da prova, arbitrada pelo Vigoroso Árbitro Internacional Pedro Rodrigues, foi a seguinte: 1.º Porto A (André Viela, 2157; WFM Ariana Pintor, 2093; Fábio Barbosa, 2036; António Caramez Pereira, 1988); 2.º Porto B (Simão Pintor, 1892; Ricardo Margarido, 1847; Tiago Brandão de Pinho (EVS), 1800; Lucas Silva, 1529); 3.º Ourense A (Elias Gil, 2225; Jesus Conde Llinares, 2142; José Saavedra, 2132; Alejandro Léon Justo, 2075); 4.º Ourense B (Salvador Torres, 1988; Daniel Garrido, 1830; Juan Conde Carvajal, 1852; Andrea Rodriguez, 1648; Aaron Mera, 1626)

Provas AXP

Também organizamos provas do calendário oficial da Associação de Xadrez do Porto.

Além das preliminares A e J do Campeonato Distrital Absoluto de 2006/2007, nesse ano ficamos também encarregues de organizar o Torneio Distrital de Honra para Jovens (ritmo semi-rápido), prova que decorreu no Centro Comercial Dolce Vita.

Em 2007/2008, fomos responsáveis pela Fase Preliminar dos diversos escalões dos Campeonatos Distritais para Jovens (ritmo clássico).


Boletins Trimestrais do Vigorosa

Os nossos boletins têm como objectivo divulgar as actividades da secção de xadrez do Vigorosa, especialmente as da Academia, junto daqueles que não têm possibilidade de consultar este site. Têm periodicidade trimestral pois é esta a periodicidade das listas de elo - um sistema de classificação pontual dos xadrezistas com a mesma finalidade que, por exemplo, os pontos ATP no ténis ou o ranking da FIFA.

Assim, na última página de cada boletim encontra-se uma secção onde é possível verificar a evolução dos nossos jogadores. Por outro lado, além das notícias do trimestre, cada edição tem ainda uma secção de desafios, com problemas adequados às diferentes forças de jogo: deste modo, todos, do leitor ocasional aos alunos da nossa academia, precisarão de mais que 4 minutos para dar como lidas as nossas 4 páginas trimestrais!

E, se gostares do que vês, fica desde já o convite: junta-te a nós e vem jogar xadrez no Vigorosa!




MELHORES RESULTADOS DA SECÇÃO DE XADREZ DO VIGOROSA (2006-2008):

Maior número de jogadores federados - 46 (Janeiro 2008)
Maior delegação do EVS num torneio de lentas - 28 jogadores na Preliminar G do Campeonato Distrital do Porto de 2007/2008 (Tiago Pinho, Filipe Froufe, Gonçalo Rodrigues, Helder Silva, Nuno Messeder, Manuel Pinho, Pedro Rodrigues, Rui Wang, Inês Ferreira, Bernardo Amorim, Bruno Guinapo, Ricardo Pinho, André Moreira, António Saraiva, António Moreno, Catarina Rita, Daniel Pereira, Diogo Bastos, Diogo Meneses, Eduardo Dias, Francisca Santos, Francisco Meneses, José Saraiva, Manuel Dias, Martim Deus, Rafael Carvalho, Sara Pinho e Tiago Dias)
Maior delegação do EVS num torneio de semi-rápidas - 19 jogadores no II Open das Cavadas (2006/2007), a saber: Tiago Pinho, Gonçalo Rodrigues, Hélder Silva, António Pinho, Nuno Messeder, Filipe Andrade, Hélder Pinho, Rui Wang, Ricardo Pinho, Nuno Lima, Manuel Pinho, Luís Marrafa, António Saraiva, Inês Ferreira, André Carvalho, José Saraiva, André Moreira, Sérgio Coelho e Rafael Carvalho.

Evento EVS com mais jogadores - 138 participantes no I Campeonato Distrital Jovem de Honra (2007)
Evento EVS com mais equipas - 25 equipas no II Open das Cavadas (2007)
Evento EVS com maior projecção - I Festival de xadrez Dolce Vita (2007): durante 5 dias, cerca de 400 pessoas jogaram mais de 1000 partidas e na quarta-feira europeia em que o FC Porto defrontou o Chelsea FC, estima-se que mais de 5000 pessoas tenham passado pelo tabuleiro gigante. O jornal "Diário Desportivo" publicou uma reportagem sobre o evento.

Torneio mais forte em que já participaram vigorosos - Internacional da Figueira da Foz 2007/2008, com as presenças, entre outros, de GM Kevin Spraggett (2580, ex-top 10 mundial), GM Oleg Romanishin (2547, ex-campeão da União Soviética), GM Dragan Paunovic (2535), GM Luis Galego (2530, n.º 1 do ranking nacional), GM Petr Velicka (2519), MF Anton Kovalyov (2510), MI Krasimir Rusev (2479), MI Michael Hoffmann (2471), GM Vladimir Dimitrov (2471, vencedor de uma das edições do torneio de Linares), MI Paulo Dias (2443), GM Juan Bellon (2434), MF António Vítor (2371), MF Pablo Martinez (2295), MF João Cordovil (2223), WMI Catarina Leite (2191), WF Ariana Pintor (2137). Participaram 53 jogadores de 10 nacionalidades, entre os quais 7 GMs, 4 MIs, 1WMI e 1 WF, e o torneio teve uma média de elo de 1984 pontos elo. Jogaram Tiago Pinho (1953, 30.º do ranking inicial) e Helder Pinho (1813, 37.º).

Provas oficiais:

TAÇAS:

Taça de Portugal - 1/16 de final na edição de 2006/2007. A equipa constituida por Tiago Pinho, Pedro Rodrigues, Helder Silva, Rui Ferreira, Nuno Lima e António Pinho foi eliminada pelos detentores do troféu e, à data, campeões nacionais da I Divisão, a Academia de Xadrez de Gaia A.
Taça AXP - 3.ª eliminatória na edição de 2006/2007. Equipa: Helder Pinho, Pedro Rodrigues, Tiago Pinho, Helder Silva, António Pinho, Nuno Lima e Rui Vaz.

CAMPEONATOS NACIONAIS INDIVIDUAIS (LENTAS):

Campeonato Nacional Individual Sub-12 - 36.º lugar, alcançado por Ricardo Pinho em 2006/2007.

CAMPEONATOS NACIONAIS INDIVIDUAIS (SEMI-RÁPIDAS):

Campeonato Nacional Sub-20 - 5.º lugar, alcançado por Bruno Guinapo em 2007/2008;
Campeonato Nacional Sub-18 - 11.º lugar, alcançado por Bruno Gonçalves em 2006/2007;
Campeonato Nacional Sub-14 - 16.º lugar, alcançado por Rui Wang em 2007/2008;
Campeonato Nacional Sub-14 Feminino - 1.º lugar, Inês Messeder Ferreira, 2007/2008.
Campeonato Nacional Sub-12 - 1.º lugar, alcançado por Rui Wang em 2006/2007.
Campeonato Nacional Sub-12 Feminino - 4.º lugar, alcançado por Felícia Tavares em 2007/2008;
Campeonato Nacional Sub-10 - 10.º lugar, alcançado por André Carvalho em 2006/2007.
Campeonato Nacional Sub-8 - 7.º lugar, alcançado por Francisco Meneses em 2007/2008.
Campeonato Nacional Sub-8 Feminino - 4.º lugar, alcançado por Matilde Ribeiro em 2006/2007.

CAMPEONATO DISTRITAL COLECTIVO (LENTAS) - Vice-campeão distrital em 2006/2007 (subida à 3.ª divisão nacional)


CAMPEONATOS DISTRITAIS INDIVIDUAIS (LENTAS):

Campeonato Distrital Individual Absoluto - 7.º lugar (Tiago Brandão de Pinho, 2006/2007)
Campeonato Distrital Individual Sub-20 - 4.º lugar na Fase de Apuramento (Bruno Guinapo, 2007/2008)
Campeonato Distrital Individual Sub-14 - 4.º lugar na Fase de Apuramento (Rui Wang, 2007/2008)
Campeonato Distrital Individual Feminino Sub-14 - 1.º lugar na Fase de Apuramento (Inês Ferreira, 2007/2008)
Campeonato Distrital Individual Sub-12 - 5.º lugar (Ricardo Pinho, 2006/2007)
Campeonato Distrital Individual Feminino Sub-12 - 3.º lugar na Fase de Apuramento (Felícia Tavares, 2007/2008)
Campeonato Distrital Individual Sub-10 - 18.º lugar na Fase de Apuramento (José Saraiva, 2007/2008)
Campeonato Distrital Individual Sub-08 - 3.º lugar na Fase de Apuramento (Rafael Carvalho, 2007/2008)

CAMPEONATO DISTRITAL COLECTIVO (SEMI-RÁPIDAS) - 7.º lugar (Setembro 2006)

CAMPEONATO DISTRITAL INDIVIDUAL (SEMI-RÁPIDAS) - 4.º lugar (Tiago Pinho, 2006/2007); 5.º lugar (Helder Pinho, 2006/2007)

Torneios de Lentas:

Open Internacional - 13.º lugar (Helder Pinho, Open Internacional Cidade de Espinho 2007)

Torneios de Semi-Rápidas:

Open Internacional - 15.º lugar, alcançado por Helder Pinho no I Open Internacional Atrium Chaby (2007), em Mem Martins, onde participaram, entre outros, GM Kevin Spraggett, GM Luís Galego, GM António Fernandes, GM Petr Velicka, MI Diogo Fernando, MI Rui Dâmaso e o MF João Leonardo


Classificação colectiva geral - 2.º lugar no I Open da Casa do Benfica de Vila Pouca de Aguiar (2007/2008, Tiago Pinho, Gonçalo Rodrigues, Helder Pinho e Manuel Dias), II Torneio das Colectividades do Porto (2006/2007, Tiago Pinho, Gonçalo Rodrigues, Helder Pinho e Nuno Ferreira), no II Open das Cavadas (2006/2007, Tiago Pinho, Gonçalo Rodrigues, Helder Silva e António Pinho), no II Azemeis Chess Open (2006/2007, Helder Pinho, Gonçalo Rodrigues, Tiago Pinho e André Moreira)
Classificação colectiva jovem - 2.º lugar no I Torneio Jovem por equipas do FCAR (2006/2007, Ricardo Pinho, Rui Wang, Inês Messeder e André Moreira)


Classificação absoluta - 1.º lugar de Tiago Pinho no II Torneio de Natal Conde de S. Bento (2007/2008)
Classificação feminina - 1.º lugar de Inês Ferreira no I Torneio do Fontes (2007); 1.º lugar de Sara Pinho no II Torneio da Festa da Cebola (Vila D'Este), em 2006
Classificação sub-14 - 1.º lugar de Inês Ferreira no I Torneio do Fontes (2007)
Classificação sub-12 - 1.º lugar de André Moreira no II Torneio das Colectividades do Porto (2007)
Classificação sub-10 - 4.º lugar de André Carvalho no II Open das Cavadas (2007)
Classificação sub-8 - 3.º lugar de Matilde Ribeiro no Torneio Dolce Vita (2007)




III – GXP: "O Primeiro de alguns, o Segundo de todos os outros"


Creio que este texto do Arlindo Vieira ajudará a demonstrar por que é que me atrevo a trocar de cores, sendo certo que pretendo manter a minha actividade no Vigorosa, pois é um dos melhores projectos de xadrez que conheço.

O clube que o José Carlos Prezado (xadrezista do CDUP) classificou como "o primeiro de alguns, o segundo de todos os outros" é assim descrito pelo Arlindo Vieira, no texto "Porque D,amores não M,engano":

Porque será que sou o sócio n.º 73 do G.X.P.? Não sei... ou talvez saiba! Sou sócio vai para anos, mas fascinado pelo G.X. Porto desde jovem adolescente.

Quinze anos, Café Palladium, sede das salas de xadrez do F.C. Porto, e do G.X. Porto, já jogador do F.C. Porto, resolvi a medo entrar pela 1.ª vez na sala do Grupo. O que eu senti na altura, ainda hoje vivo na minha memória! Uma sala linda, um silêncio pesado, umas personagens idosas debruçadas sobre umas extraordinárias mesas de madeira com tabuleiros embutidos, a mexer numas belas e esbeltas peças de xadrez castanhas amareladas e pretas, de verniz baço pela "patine" do tempo! E o cheiro, sobretudo o cheiro, a madeira mogno, a algo antigo, venerável, indefinível. Aproximei-me e ali fiquei, estático, quase sem respirar, a olhar aqueles cabelos, brancos, aquelas calvas luzidias, aquelas mãos que moviam cavalos, bispos, torres em quadrados pretos e castanhos. Que diferença do ambiente barulhento, da luz quase solar, dos tabuleiros de fórmica da sala do F. C. Porto! Aquilo sim, aquilo era um Clube de Xadrez, daqueles que eu imaginava tipo britânicos, ou americanos! Começou aí a minha paixão pelo G.X.Porto! Porque ser sócio do G.X.Porto é ...uma emoção sentida da memória, ou se quisermos um sentimento de afecto com uma história, uma tradição!

Mas sou sócio do Grupo porque, mais tarde, já na sede actual, aprendi a respeitar e ser respeitado, a crescer em inteligência xadrezista, a ter uma admiração sincera por Pessoas, umas já falecidas, outras felizmente ainda a continuar a minha educação no xadrez. Como não recordar aqui o Sr. Belmiro, o Sr. Bernardino Passos, o Jaime Gilbert, o Sr. Jacinto Alves (que me admoestava ternamente quando me ganhava uma partida: "então, amizade, anda de corpinho aberto?"), o Sr. Carvalho, o Sílvio Santos.

Gente fabulosa, esta, que algures, na eternidade, jogará uma eterna partida universal - jogará Deus Xadrez? E o Sr. Faria que ainda joga e, não vai para poucos anos, pôs numa partida comigo a minha teoria de aberturas "num oito"? E o Sr. Machado, que ainda hoje, em análise, me dá lições sobre lições em finais? E... e...

Sou sócio do Grupo do Xadrez do Porto, também por isto, pelo respeito, pelo convívio, pelas pontes geracionais que se estabelecem!

Mas sou sócio também, porque o G.X. Porto é uma espécie clube "Robin dos Bosques" que, não roubando nada a ninguém, e sendo rico de tradições, vive na pobreza das dificuldades, dos poucos sócios, do equilíbrio precário, da sede exígua. E sou sócio, porque a minha ternura pelo G.X. Porto é imensa, mas menor da que os membros das direcções sucessivas, entre elas, a actual (bem hajam!), que têm sabido manter o Grupo vivo, insuflando-lhe uma vida, uma dinâmica, um quotidiano de xadrez, que tornam menos artificial o seu respirar! Sou sócio do G.X. Porto, porque ser sócio do Grupo, é ser solidário e agradecido! É uma atitude!

Sou sócio do G.X. Porto, porque o grande campeão do Mundo, Alekhine, esteve aqui, e assinou um seu livro e, com Alekhine não se brinca!

Mas sou sócio do G. X. P. porque quem entra e sai diz boa tarde, ou boa noite. Sou sócio do G. X. P. porque é bom encontrar aos sábados os amigos, mostrar os últimos livros, as revistas, os CDs de Xadrez, sentir o barulho das peças a bater nos "desgraçados" dos relógios, pela maluquice das rápidas, de olhar partidas de ocasião entre pessoas venerandas, e não dar opinião, porque "quem está de fora, racha lenha"!

Sou sócio do G. X. Porto, porque ... SOU DO PORTO, carago! Porque sou inteligente, para ser sócio do G. X. Porto, outra vez carago! Porque AMO O XADREZ, e o G. X. Porto é o Xadrez consubstanciado em amor ao Xadrez! Porque preciso do G. X. Porto como o último bastião onde se respira Xadrez e o G. X. Porto precisa de mim, para renascer e se modernizar!

Sou sócio do Grupo de Xadrez do Porto, porque... Mas a Ternura explica-se? Sou sócio do G.X. Porto, porque ... o sou em legítima defesa, e porque isso é bom, e só isso basta!!

Arlindo Vieira



Este tinha que aceitar. Há convites que não se recusam.

Sempre vigoroso,
tiago.

Sem comentários: