terça-feira, 16 de setembro de 2008

Regra 12/2/b - "toque" de telemóvel


É expressamente proibido trazer telemóveis ou outros meios de comunicação electrónicos para a área de jogo, a não ser com autorização do árbitro. Se o telemóvel de um jogador tocar na área de jogo, durante a partida, o jogador deverá perder o jogo. A pontuação do adversário deverá ser determinada pelo árbitro.


GM Nigel Short vs Telemóvel: 0-1
Por Manuel Weeks em Chess Vibes (11/09/08)

O Campeonato da União Europeia está na terceira jornada e a maior estória até ao momento é a derrota do GM Nigel Short com Ketevan Arakhamia-Grant, devido a um som emitido pelo seu telemóvel durante a partida.

(...)

Perder devido a um som emitido pelo telemóvel é provavelmente a forma menos feliz de ser derrotado numa partida de xadrez. O cenário só pode piorar se até retirámos o aparelho do bolso e o colocámos na mesa convencidos que o desligámos... e ele emite um som claro e audível horas depois.

Ketevan, a adversária do GM Short, foi apanhada de surpresa e só conseguiu dizer, descrente, "Mas eu vi-te desligá-lo!!" Nigel Short aceitou a derrota e a esta hora deve estar a pensar trocar de aparelho.


A partida entre Nigel Short e Ketevan Arakhamia-Grant...


... e um pormenor da mesma foto (Liverpool Chess International, 2008)


Diz John Saunders, editor da British Chess Magazine e membro da organização da prova:

A imagem ampliada mostra claramente o telemóvel do Nigel ao lado dele, pousado num livro sobre Fidel Castro. Ele desligou o telemóvel no início da sessão, à frente do adversário. O telemóvel emitiu o familiar toque da Nokia precisamente às 16h29 (eu fui testemunha). O Nigel diz que se tratou de um aviso de "bateria fraca" que, de algum modo, se produziu apesar de o telefone estar desligado. Aviso a todos os xadrezistas: se tens um telemóvel recente, talvez seja melhor tirar a bateria antes de começar a partida.

Sem comentários: