quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Selecção Olímpica Feminina - II

António Bravo, Presidente da FPX, divulga no site da Federação a seguinte nota sobre as

Olímpiadas de xadrez - Dresden 2008


De acordo com o regulamento, descrito no boletim nº1, publicado na página oficial das Olimpíadas, as inscrições terminavam a 12 de Julho.
Assim ficou decidido que só se consideravam competições até ao 31 de Maio (prazo estabelecido para a contabilização de provas para a lista de elo FIDE de Julho), para efeitos dos critérios das selecções olímpicas. Foi considerada uma excepção para os torneios de Mestres e de Honra, que estando inicialmente calendarizados para Maio e tendo sido adiados por questões organizativas, não deveriam penalizar os jogadores pelo facto da prova não se ter realizado na data prevista, uma vez que seria a última oportunidade para alguns jogadores conseguirem a sua selecção. De facto, verificou-se que não trouxe qualquer alteração pois os seleccionados satisfizeram todos os critérios mesmo sem os referidos torneios.
Com base nestas decisões foram aplicados os critérios e seleccionados os jogadores para as selecções olímpicas, que poderão consultar no campo “resultado” no ficheiro de performances de Julho de 2008. Foi igualmente decidido nomear o mestre internacional Joaquim Durão para capitão da selecção masculina e Armanda Plácido para capitã da selecção feminina. No final de Agosto, na página oficial das Olimpíadas, foi publicado o boletim nº 2, onde se informava que ainda aceitariam inscrições fora do prazo previamente estabelecido, até 12 de Setembro. Assim só se procederá à substituição de algum jogador que tenha algum motivo que o impeça de participar e será substituído de acordo com os resultados constantes no ficheiro de performances de Julho de 2008.


Em apenso, é publicado o ficheiro com os Critérios de convocação para a Selecção, além de se explicar que a perda de dados na página - a tal lipoaspiração - se deu por anomalia informática.



1 - É louvável que a FPX informe os interessados do que se está a passar.


2 - Não é inteiramente correcto que "De acordo com o regulamento, descrito no boletim nº1, publicado na página oficial das Olimpíadas, as inscrições terminavam a 12 de Julho". Só o registo online - que garantia alojamento gratuito - terminava nessa data.

Diz o Boletim n.º 1, ponto 5, p. 3: "Important note:
In any case of late registrations the Organizers do not guarantee the accommodation of the respective participants. In these cases Hotel expenses will be charged to the Federation.
"

Diz o Boletim n.º 2, ponto 2, p. 3:"Registration
For all federations the Online Registration was closed 12 July 2008 as was announced in Bulletin 1. Late registrations are still accepted until 12 September 2008.
Please be aware that in cases of late registrations hotel expenses will be charged to the respective Federation. If you wish to register your teams you are kindly asked to directly contact as soon as possible the responsible Manager Operations Mr Olaf Modrozynski at olaf.modrozynski@dresden2008.org, Phone +49 351 488-1638, Fax +49 351 488-1653.
"

Nenhuma diferença, pois, no ponto, entre os Boletins 1 e 2.


3 - Quanto à aplicação dos critérios, infelizmente, nem uma linha no site federativo. Ninguém sabe como foram aplicados. Não há nenhuma fundamentação.

Continuo, assim, convicto que a Bianca Jeremias reúne - e já reunia à data - todos os requisitos necessários para ser convocada. E que a Maria Plácido continua a não os reunir.

Nada do que é dito na comunicação - nomeadamente "ficou decidido que só se consideravam competições até ao 31 de Maio (prazo estabelecido para a contabilização de provas para a lista de elo FIDE de Julho), para efeitos dos critérios das selecções olímpicas" - refuta a posição aqui exposta em post anterior. É que essa decisão só podia ter como objecto a parte dos critérios que se referiam ao n.º de partidas realizados e ao cálculo das performances. Quanto aos Campeonatos Nacionais, o regulamento «que reproduz os critérios já estabelecidos desde 2005 pelas anteriores direcções» - cfr. primeiro parágrafo - é expresso: são relevantes "o da época em curso e o anterior" (n.º 2, alínea c), ponto I, parte final) [à participação na selecção feminina - que terá lugar na época 2008/2009].


4. Se quanto à substituição da Capitã, nada é dito, quanto à substituição das jogadoras o Presidente da FPX admite essa possibilidade, no caso de um "impedimento".

E de um erro na aplicação dos critérios?

No mínimo deveria ter sido divulgado a resposta dada a Bianca Jeremias que entregou, em mão, uma exposição em que questionava a validade da convocatória.

Neste momento, uma vez que a jogadora não tinha recebido qualquer resposta até ao início desta semana, tenho para mim que a Direcção da FPX, ou o seu Presidente, não tomaram aquela iniciativa da jogadora como uma reclamação/protesto, pelo que se abstiveram de tomar posição sobre ela. Espero estar enganado.

Na Ala de Rei já se tomou posição sobre a comunicação da FPX e equaciona-se a exposição junto de autoridades superiores e da opinião pública.

Sem comentários: