quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O que faz falta...


Francisco Vieira publicou na LusoXadrez e na Ala de Rei uma

Carta Aberta a Maria Armanda Plácido


que merece leitura integral apesar de destacar as seguintes passagens:

- "No passado dia 9/8, durante a 1ª sessão da fase preliminar do Camp. Nacional Indiv. Absoluto, na Amadora, a Sra. Maria Armanda entendeu não cumprimentar a Ana Baptista, a recente campeã nacional feminina.
A própria Ana ficou estupefacta com tal atitude, desconhecendo o que teria passado pela cabeça da Sra. Maria, para não lhe dirigir a palavra. Já não bastava não a ter felicitado pelo seu feito desportivo, agora ignora-a.
"

- "Não se conhecem as razões que terão levado a Sra. Maria Armanda Plácido, que é uma jogadora de xadrez e uma dirigente associativa, a agir daquela forma. A senhora, concentra em si mesma, os cargos de Presidente da Direcção da Associação de Xadrez de Lisboa e Vice-Presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Xadrez. Não é, por isso, nem uma pessoa nem uma dirigente qualquer, acumula dois cargos de elevada responsabilidade na modalidade. Por isso, em qualquer posição em que se coloque, evidencia-se sempre, a sua qualidade de dirigente que presumia uma impoluta conduta social."

- "A Sra. Maria Armanda Plácido, enquanto jogadora e dirigente distrital e nacional do xadrez não está em condições de exercer com isenção, equidade e independência um cargo de elevada responsabilidade que lhe confere a posição de capitã da selecção nacional olímpica feminina em que foi nomeada pessoalmente pelo Presidente da FP Xadrez.
Como vai a capitã da selecção nacional olímpica feminina dialogar na Alemanha com uma jogadora – e logo a campeã nacional feminina e actual jogadora nº 1 do ranking nacional, a confirmar na próxima Lista Elo FIDE de Outubro2008 – quando em Portugal não lhe dirige a palavra?O Xadrez e a FP Xadrez estão a 90 dias [*] de levar às Olimpíadas de Dresden uma selecção olímpica feminina que se fosse verdadeiramente nacional representava o País, mas parece que está apenas, aparentemente, interessada em fazer viajar uma dirigente que tem mostrado vocação para as viagens, mas incapacidade de se relacionar com jogadoras da selecção olímpica e com um passado que a não dignifica, como se pode comprovar na única situação em que foi chamada a exercer um cargo semelhante – capitã de uma equipa B – num clube desportivo.
Como se pode então manifestar confiança na sua pessoa quando, segundo informação publicada no fórum Lusoxadrez e não desmentida, um abaixo-assinado subscrito pela totalidade das jogadoras que disputou recentemente o Campeonato Nacional Feminino solicita a sua substituição, como 5º tabuleiro, quando é simultaneamente, a capitã da própria selecção.
"

- "Nas circunstâncias actuais, descritas neste documento, considero um insulto ao xadrez português a integração da Sra. Maria Armanda Plácido, na selecção nacional olímpica feminina como jogadora – embora isso tenha a ver com a aplicação de regulamentos que permitem seleccionados de duvidosa valia técnica e desportiva representarem o país – e como capitã."

- "Isto é, as jogadoras de xadrez que conhecem bem a sua força de jogo sobre o tabuleiro, comentaram entre si e puseram em causa a sua capacidade e competência de jogadora de xadrez que também é capitã da equipa de representar o nosso país, na selecção olímpica, mas a Vice-presidente da Direcção da FP Xadrez não consegue compreender o que se está a passar e vislumbrar o seu alcance. É deveras elucidativo!"

- "Não pretendi, nestas linhas, como nunca o pretendi sempre que me dirigi a si – sempre numa qualquer qualidade de dirigente desportiva – ofuscar-lhe a imagem, a dignidade ou a consideração pessoais. Mas, quando escolhe ocupar um cargo público, expõe-se, de imediato e publicamente, abrindo-se ipso facto, à crítica e ao comentário do escrutínio público.
Mas, não posso deixar caucionar o direito da liberdade de opinião e da liberdade de expressão que um cidadão livre de um país livre deve poder dispor, só porque alguém se amofina com algum reparo singular.
"

- "Por tudo o que foi dito, Sra. Maria Armanda Plácido coloque os seus lugares de jogadora e de capitã da selecção nacional olímpica feminina à disposição da Direcção da FP Xadrez para que esta possa com lucidez, competência e rigor técnico e desportivo, que se exigem, evitando desta forma, manipulações grosseiras de critérios, como foi o caso presente, escolher outra pessoa que ofereça outras garantias mais consentâneas com o seu valor sobre o tabuleiro e outra capitã que demonstre seriedade, isenção e justiça, princípios que a senhora manifestamente não apresenta como o abaixo-assinado referido comprova."


Voltarei ao tema mais logo ou amanhã.





Banda sonora dedicada aos amigos Ricardo Garcês e Pedro Teixeira que nas viagens de e para Guimarães apanharam uma barrigada tal de Sérgio Godinho, Zeca Afonso e afins que ainda agora devem estar a ressacar :P

Sem comentários: