quarta-feira, 3 de setembro de 2008

V Torneio Internacional de Guimarães






Os Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio estão a organizar a quinta edição do Torneio Internacional de Guimarães que decorrerá, até dia 7 de Setembro, naquele Museu do centro histórico da cidade.


Carrega para aumentar.


Como podem ver, o Museu dá praticamente para o Largo da Oliveira. Trata-se de uma zona emblemática e muitíssimo bonita de Guimarães, essencialmente pedonal e recheada de esplanadas, com muita vida nocturna e que tem sido falada devido à instalação de câmaras de segurança.

Para quem não conhece, à míngua de outras câmaras, passando a publicidade - que está bem feita -, aqui ficam uns planos do Largo com excelente banda sonora:



O bom ambiente continua no interior do Museu Alberto Sampaio que foi "criado em 1928 para albergar as colecções da extinta Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e de outras igrejas e conventos da região de Guimarães, que até então estavam na posse do Estado" e "possui importantes colecções de escultura que cobrem o período medieval e renascentista até ao século XVIII, bem como colecções de ourivesaria e pintura".



Felizmente, a Juliana Chiu esteve presente na sessão inaugural da prova, pelo que podem constatar que não estou a faltar à verdade (via Blogue do Moto Clube do Porto):





A prova conta com a participação de 102 xadrezistas (de 4 nacionalidades: portuguesa, espanhola, inglesa e russa), em representação de 21 clubes (de 4 associações distritais: Braga, Bragança, Coimbra e Porto).

Os tabuleiros estão espalhados por salas contíguas do museu, perfeitamente integrados naquele ambiente secular.



Pessoalmente, até ao momento, o único senão é o facto de haver pouca madeira e muito plástico (ainda por cima o meu tabuleiro estava meio enrolado e joguei com peças pequenas - pois, levo jeito para rezingar :) - cfr. foto mais abaixo)



Mas tal é bem superado pela quantidade, qualidade e simpatia dos participantes. Além de imensos sub's, disputam a prova 8 xadrezistas do top-100 nacional: José Padeiro (2248, 24.º classificado do ranking português), Stephane Silva (2212, 31.º), André Viela (2200, 33.º), Henrique Castro (2196, 35.º), Ariana Pintor (2165, 43.º), Luís Machado (2076, 83.º), Rui Azevedo (2061, 91.º) e António Caramez (2048, 97.º). Por outro lado, há que contar ainda com jogadores da valia de António Lago (2160 FPX) ou Anatoli Khodorov (2127) e, bem assim, alguns jogadores que estão em franca progressão como o Jorge Viterbo Ferreira (2002 - deverá sair perto dos 2100 em Outubro).

Quanto a nós, estaremos representados também pelo Bruno Guinapo e, apesar de só sermos dois, é para ficar a meio da tabela na classificação colectiva! =D E embora Guimarães não fique muito longe e os jogos começarem às 21h00, como vem sendo hábito :( vamos jogar com a barriga menos cheia que vazia, por vezes atrasados e ainda "fardados".



Nada que tire o entusiasmo ou a crença em algumas boas partidas.
Tudo pronto, pois, para um bom torneio.


Aguçado pelo que se sabe da edição anterior...



Ver notícia da Guimarães TV

Sem comentários: