quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Balanço Oficial dos Europeus de Jovens

por Fernando Pinho em 16x16



O presidente da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), António Bravo, considera que os portugueses presentes nos campeonatos europeus de jovens cumpriram os objectivos.


«Esta participação foi talvez a maior nos campeonatos da Europa de jovens e, numa análise geral, pensamos que cumpriu os objectivos, trazendo também experiência internacional competitiva aos xadrezistas», afirmou António Bravo, em declarações ao 16x16.

«Nos campeonatos da Europa de partidas clássicas, embora tivéssemos tido um conjunto de resultados melhores que no ano passado, ficámos aquém das expectativas, pois consideramos que a maioria dos atletas teria condições para fazer pelo menos 50 por cento da totalidade dos pontos, opinião também partilhada pelos treinadores», referiu.

«Já nas partidas semi-rápidas achámos que a representação obteve bons resultados, destacando-se a medalha de bronze conquistada pela Ana Baptista», concluiu o dirigente.



O chefe da delegação portuguesa nos campeonatos europeus de jovens faz «um balanço positivo» da prestação lusitana em Herceg Novi (Montenegro).


«Estivemos em Montenegro com a maior delegação de sempre e foram obtidos resultados muito melhores do que em 2007. Por isso, a Federação Portuguesa de Xadrez e o xadrez jovem estão de parabéns», disse ao 16x16 o mestre internacional António Fróis.

«O xadrez nacional jovem tem de apostar nas lentas e no estudo profundo dos finais de partida todo o ano, para se ir aproximando em competitividade cada vez mais do xadrez europeu e mundial. É um trabalho lento, mas existem muitos valores que nos fazem ter muita esperança no futuro», sublinhou, acrescentando que a medalha de bronze alcançada por Ana Baptista, jogadora do Ginásio Clube de Odivelas candidata «ao percurso de alta competição».

Sem comentários: