sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Cadernos de Xadrez - Finais de Peões"




Cadernos de Xadrez - Finais de Peões é a mais recente obra do Mestre Internacional e Treinador FIDE Sérgio Rocha. Tal como o "Técnicas e Estratégias de Xadrez", este volume tem o apoio do Plano de Desenvolvimento do Xadrez no Barreiro, é editado pelo Clube de Xadrez local, sendo a capa da responsabilidade da CMB. Com este Caderno, o MI Sérgio Rocha volta a assumir em exclusivo a autoria de um livro de xadrez - como já havia sucedido em "Xadrez Mágico" e "Xeque-Mate" -, depois de "Técnicas e Estratégias" ter sido escrito em parceria com o MI e também Treinador FIDE António Fróis.

Este volume é um caderno de exercícios em que, ao longo de cerca de 50 páginas, são apresentadas "90 posições de finais de peões onde o leitor poderá exercitar e melhorar os seus conhecimentos". Para o autor, "os finais são a parte mais importante do jogo de xadrez e também onde se decidem a maior parte das partidas", sendo "uma das características mais importantes deste tipo de posições (...) a actividade e o poder de decisão que os reis podem ter", pelo que "é por aqui que se deve iniciar a aprendizagem séria no xadrez, uma vez que se pode aprender de uma maneira mais eficaz as capacidades e características de cada peça".

Na Introdução do livro, o Treinador Fide Sérgio Rocha defende ainda que "é também importante que os jovens jogadores desenvolvam a capacidade de trabalharem sozinhos", citando Razuvaev (2006) para sublinhar que «não é possível ensinar alguém que não queira aprender».

O autor adverte que "apesar do estudo dos finais ser aparentemente aborrecido, há que ter sempre em mente que conhecer e saber jogar os finais de partida é saber jogar o próprio xadrez". E, como é habitual, a tónica do livro está na radicalidade do jogo, não no sentido de apenas mostrar posições espectaculares - todavia não deixa de haver vários problemas com soluções surpreendentes e aprazíveis -, mas, antes, no sentido de mostrar a raiz do xadrez, os alicerces onde a estratégia, a táctica, a imaginação ou o rigor se movimentam. Exemplo disto, "é a prática e análise da seguinte posição" que o autor considera "um dos estudos e treinos mais importantes do xadrez":


A justificação para o estudo desta posição está na solução 89: "os finais com muitos peões são extremamente complexos e têm largas variantes. Por esse motivo é muito importante para qualquer jogador o treino de rei e oito peões contra rei e oito peões".



Como se disse, este livro é um verdadeiro caderno de exercícios. Consequentemente, fornece posições de treino sem ter a preocupação de expor os elementos fundamentais da teoria do finais de Rei e Peão. No "Estratégias e Tácticas" pode ler-se um pouco sobre a Regra do Quadrado, a Oposição, a Actividade do Rei, o Peão Passado ou a Promoção. Já neste caderno de finais de peões, o leitor encontra 90 posições devidamente introduzidas por um breve comentário que explicita o objectivo do exercício, realçando os temas em foco (onde, além daqueles, se encontram outros como o Afogado, Maiorias de Peões e até mesmo Estruturas de Peões):

- "Será que ter o rei no quadrado do peão adversário e um peão passado afastado é suficiente para alcançar a vitória?" (posição 11);
- "O rei preto ganhou a oposição. Será a derrota inevitável ou o empate é possível? (posição 37);
- "Como podem as brancas resolver o problema do afastamento do seu rei?" (posição 1);
- " Neste tipo de posição há que aproveitar a vantagem do peão passado afastado para tentar concretizar a vantagem" (posição 66);
- "O peão preto de h7 tem o caminho livre até à promoção e desvia a atenção do rei branco" (posição 40);
- "O afogado está iminente em cada jogada" (posição 61);
- "Mais uma posição típica de maiorias em ambas as alas. Como devem ser jogadas estas posições?" (posição 82);
- "Nesta estrutura de peões típica da Variante Dragão, como devem as brancas prosseguir?" (posição 62).

No final do livro encontram-se as soluções das posições, com variantes, e, em alguns casos, com "dicas teóricas" ("nesta posição o rei recua sempre de modo a manter-se na linha do peão" - solução 4; "quando o lado forte tem o peão na 5.ª e o rei na 6.ª ganha independentemente de quem é a jogar" - solução 6) ou explicações descritivas ("e o rei preto dispõe da casa h4 para entrar caso o rei branco tente chegar a f5" - solução 32).

Trata-se, pois, de um livro que privilegia a prática mas que pressupõe a teoria, relembrada pelo autor aqui e ali, apenas nos locais em que considera fundamental. Por este motivo, é uma obra exigente que "pede" o trabalho do leitor. Mas ninguém vai enganado: como se diz na introdução, só se pode ensinar xadrez a quem quer aprender. E este livro pretende ensinar quem estiver na disposição de estudar para aprender.

Por € 6,00, não é (um livro) vendido, é (um seminário) 'bem dado'!


Sobre o autor:

Sérgio Rocha nasceu em Alhos Vedros e começou a jogar xadrez em 1984, com 12 anos, no G.D. da Quimigal, tendo ganho o seu primeiro título nacional em 1987, no campeonato de juvenis. Em 1993, tornou-se Mestre FIDE e conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-26.
Em 1995, voltou a subir ao pódio num Campeonato do Mundo, ao conquistar a medalha de prata no mesmo escalão. No ano seguinte sagrou-se Mestre Internacional.
É, desde 2006, Treinador oficial da FIDE. Actualmente é o Director Técnico do Plano de Desenvolvimento de Xadrez do Barreiro, onde vive, e treinador alta competição da Federação Portuguesa de Xadrez, instituição onde também é Formador de Monitores e Treinadores.
Costuma ser convocado para representar a Selecção Nacional, e escreveu os livros Xadrez Mágico, Xeque-Mate, Estratégias e Técnicas de Xadrez (em parceria com o MI e TF António Fróis) e Cadernos de Xadrez - Finais de Peões.

Sem comentários: