terça-feira, 21 de outubro de 2008

"Os erros estão todos aí... à espera de serem feitos!"


Esta frase, do GM Tartakower, mostra por que é que devemos ter mais confiança no nosso jogo que no elo do adversário.

A diferença entre um jogador de 1200 de elo e um de 2700 é que o jogador de 1200 erra muitas vezes e os seus erros são evidentes para o jogador de 2700. Este também erra, mas como tem uma percepção mais aprofundada do jogo, é provável que o jogador de 1200 olhe para o erro... "como um burro para um palácio!" Ou pior! Porque o mais certo é nem perceber que o erro... é um erro :)

O xadrez é um jogo de erros. Se errarmos mais (em qualidade ou quantidade) que o nosso adversário, perdemos. Se os erros forem equivalentes, a partida termina empatada. Se conseguirmos errar menos, vencemos.

Como disse o GM Karpov, no xadrez "ganha quem faz o penúltimo erro, pois o último é o decisivo que leva à derrota!"

A partida seguinte - cuja apresentação foi roubada, despudoradamente, ao blogue Xadrez Amigos - foi jogada esta semana. É a 5.ª do Match para a atribuição do título de Campeão do Mundo. A partir do lance 28 podem ver que até os melhores se enganam a calcular as variantes dos lances candidatos.



E reparem no método do Campeão do Mundo GM Anand: pelo menos quando jogou 28. ... Tc3, já tinha analisado o lance candidato 29. Cxd4, sabia que as brancas podiam tentar ganhar o Bispo com 32. Td7+, mas não parou a análise. Continuou à procura de uma forma de contra-atacar e, com base num padrão de ataque/mate simples - o mate de corredor -, tirou da cartola 34. ... Ce3!!

Quando jogou 28. ... Tc3 já tinha analisado várias variantes, entre as quais a que levava a 34 ... Ce3 (7 lances depois!) Só pensar no que ele pensou, já é uma canseira!!

Todas as tardes, a partir das 14h00, podem acompanhar as partidas do campeonato do mundo no blogue Xadrez Amigos.

1 comentário:

Jones disse...

você sabe como é escrita a frase "Os erros estão todos aí... à espera de serem feitos". - Tartakower
originalmente?