quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Porto 12 - Corunha 8


Realizou-se nos dias 4 e 5 de Outubro, na Corunha, o III Match Corunha-Porto, em Xadrez Jovem, com a participação de 20 jovens de diferentes escalões etários de cada uma das metrópoles, numa organização levada a cabo em parceria entre a AGAX - Asociación Galega de Axedrecistas e a AXP - Associação de Xadrez do Porto que se tem repetido anualmente, na Corunha (anos pares) e no Porto (anos ímpares). A equipa do Porto venceu concludentemente o match por um expressivo 12-8, repetindo o resultado global obtido no I Match, em 2006, agora sem qualquer empate entre as 20 partidas disputadas.

Manteve-se assim a tradição: neste match ganham os visitantes!

Os vigorosos estão de parabéns. O Rui perdeu com Fran Pedreira (1677), um jogador com cerca de mais 200 pontos, enquanto que os irmãos Ventura venceram as suas partidas: o Nuno ganhou ao Angel Roade e o André venceu o Pedro Siaba. Neste parcial, 2-1 para nós :P

Destaque ainda para as partidas do escalão sub-12 em que os portuenses venceram por 4-0! Em contrapartida, perdemos pela mesma margem nos sub-16, enquanto que nos sub-12 e nos universitários vencemos por 3-1, e nos sub-18 houve um empate a 2. Resultados individuais disponíveis no site da AXP.



(via MCP)

Paralelamente, disputou-se o Torneio Internacional de Rápidas, disputado por 37 jogadores. Os portugueses dominaram o topo da classificação (5 lusos no top-5!), tendo o vencedor sido Bruno Figueiredo. O Rui terminou em 24.º, na mesma zona da tabela que a maioria dos portuenses da sua idade (Marta Alves, 19.º; William Fukunaga, 20.º; Pedro Pereira, 21.º; Francisco Relva, 31.º).



O encontro terminou com Torneio Virgen Del Rosario que, tal como o do dia anterior, também teve 5 portugueses no top-5, tendo a prova sido ganha por Ricardo Margarido. Os vigorosos tiveram uma prestação adequada a sua força de jogo nesta fase da época: o Nuno terminou em 19.º, o André em 22.º e o Rui em 23.º.

Sem comentários: