sexta-feira, 3 de outubro de 2008

I Jogos Mundiais dos Desportos da Mente



Iniciam-se hoje, em Pequim, simbolicamente no local dos Jogos Olímpicos deste ano, os I Jogos Mundiais dos Desportos da Mente.

Como se pode ler no site da Associação Portuguesa de Go, "este evento irá decorrer no coração do complexo Olímpico - o Centro de Convenção Nacional - entre 3 e 18 de Outubro 2008.

Os Jogos são organizados pela IMSA (International Mind Sports Association) sob a direcção da GAISF (General Association of International Sports Federations).
O evento é constituidos por [5] disciplinas (Go, Xadrez, Bridge, Damas [e Xiangqi]), onde participam mais de 2000 jogadores de mais de 100 países e inclui mais de 600 funcionários (responsáveis, treinadores, árbitros…)."


Os Jogos foram divulgados, ao mais alto nível, pelas instituições das diversas modalidades - FIDE, International Go Federation, World Bridge Federation ou a Fédération Mondiale du Jeu des Dames -, pelo que teve natural repercussão ao nível nacional.




Por cá, apenas não encontrei qualquer referência no site da Federação Portuguesa de Damas.




A Associação Portuguesa de Go, apesar de ser a mais pequena e, presumo, a única sem Utilidade Pública Desportiva, foi a primeira a assumir a sua presença na competição. Portugal estará representado nesta modalidade pelos atletas Cristóvão Neto e Vasco Pimenta (que apresentaram esta modalidade no último Festival de Xadrez Dolce Vita (2 e 3 de Fevereiro), organizado pelo Estrela e Vigorosa Sport) que jogarão o Open Individual Absoluto, e por Pedro Carmona, Diogo Figueirinhas e Rui Malhado que jogarão o Individual Masculino. Os cinco atletas constituirão a selecção nacional na prova colectiva.




A Federação Portuguesa de Bridge anunciou, no dia 29 de Setembro, que estará "representada nas Olimpíadas de Beijing, inseridas nos Jogos da Mente (...) [e que] a selecção Open será constituída por Nuno Paz (Capitão jogador), António Lopes, Carlos Luis, João Sá, José Carlos Henriques e Vitor Diegues; A selecção de senhoras tem a seguinte composição: Alexandra Rosado, Ana Tadeu, Anabela Oliveira, Isabel Ferreira, Paula Lima, Teresa Kay, Luis Oliveira (Capitão) e Luis Ahrens Teixeira (Assistente); E a selecção júnior é composta por Carlos Luis (Capitão não jogador), Francisco Pereira Gonçalves, Rafael Braga, Ricardo Braga e Pedro Prates".




No dia anterior, a 28 de Setembro, a Federação Portuguesa de Xadrez emitiu um comunicado em que informa que, tendo sido informada, dois dias antes, pela FIDE, que o pagamento das viagens a Pequim não estava assegurado, ao contrário do garantido até esse momento, uma vez que não dispunha de verba orçamentada para estas despesas, a Direcção deliberou ser mais adequado não participar no evento. Lamentando a ocorrência de tal situação, a que é alheia, e os eventuais prejuízos dela emergentes, a FPX convidou os jogadores seleccionados, que já tinham visto de entrada para a viagem à China, a adquirirem os bilhetes de avião por sua conta e risco, sendo reembolsados se o patrocinador da FIDE entretanto disponibilizar o seu apoio.

Desconhece-se a resposta dos xadrezistas portugueses a este repto. Mas face ao cancelamento tão em cima do acontecimento, é provável que não estejam reunidas as condições para a sua participação. É que não há tempo útil para, tão pouco, lançar um apelo semelhante ao que a selecção Australiana normalmente faz para angariar os fundos que permitem a sua participação nas Olimpíadas.

No bridge a situação não foi muito diferente, só que atempadamente preparada, de acordo com a parte final da notícia publicada no site federativo: "O Presidente e a Direcção da FPB manifestam todo o seu apreço e reconhecimento para com todos os elementos das equipas Open e senhoras, que se deslocam a suas expensas e com detrimento das suas actividades profissionais e pessoais, dando assim provas do seu empenhamento e dedicação à modalidade ao viabilizarem a participação de Portugal numa das mais importantes competições do Bridge mundial, que se realiza apenas de 4 em 4 anos.
Todas as equipas merecem o maior apoio da FPB a qual se encontra convicta de que representarão condignamente em todos os aspectoso bridge nacional gozando de toda a estima e interesse por parte dos associados da Federação"
.

No site oficial, a delegação portuguesa conta com sete xadrezistas: Diogo Fernando, Paulo Dias, Catarina Leite, Ariana Pintor, Carlos Pereira dos Santos, Antóno Fernandes e Luís Galego.

Sem comentários: