quarta-feira, 1 de outubro de 2008

2008/2009


Hoje é o primeiro dia da época 2008/2009. Na verdade é um dia igual aos outros, mas como as coisas se percebem melhor se segmentadas em períodos (na escola 3 períodos fazem um ano e alguns anos um ciclo; na universidade só há dois períodos semestrais, e os 6 primeiros são um ciclo, os restantes 4 outro, e por aí fora), no xadrez o dia 30 de Setembro é o último dia de uma época e o 1 de Outubro é o primeiro de outra.

Podiam ser outros dias quaisquer, mas acordou-se que seriam estes. E, devido a este acordo, é nestes momentos que se notam mais as mudanças que vão surgindo ao longo de semanas.


Assim, é a partir de hoje que as actividades do xadrez federado do Estrela e Vigorosa Sport estão oficialmente suspensas. E é também a partir de hoje, apesar de já nos termos mudado, de facto, há algum tempo, que os vigorosos são jogadores do Grupo de Xadrez do Porto.


Todavia, como já tivemos oportunidade de conversar, isto "não significa grandes alterações: são as pessoas – eu, tu e os restantes vigorosos, nomeadamente aqueles que se juntam a nós este ano – que fazem uma equipa, pelo que treinarmos noutra sala e representarmos outro clube não altera o essencial, principalmente continuando a ter disponíveis todas as condições necessárias".

De maneira que para o teu jogo se tornar mais forte, os "truques" continuam a ser os mesmos: esforço e dedicação. Não penses que é o grande historial do teu novo clube que te vai garantir vitórias. É óptimo poderes privar com alguns dos melhores xadrezistas da região e do país, mas se também lá quiseres chegar, não basta conversar e jogar com eles...


Mãos à obra que aquilo que poderás fazer esta época está mesmo... nas tuas mãos!

Sem comentários: