terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mate de Morphy

Esta semana estamos a rever o treino de 28 de Setembro (se precisarem de ajuda leiam o sumário).


Jogam as brancas. Como devem prosseguir o ataque?

3 comentários:

Anónimo disse...

Este é fácil
1 - Tg7+ Rh8
2 - Tg5++

Nuno Ventura disse...

Txg7+ Rh8 Txf7+ Rg8 Tg7+ Rh8 TgQualquer coisa menos 8+ Tf6 Bxf6#

Tiago F. Pinho disse...

É preciso ter especial cuidado quando as posições com que nos deparamos parecem "fáceis".

Nessas situações ficamos predispostos a relaxar: se a solução é evidente por que é que nos havemos de maçar à procura de uma resposta que já sabemos, por instinto ou à primeira vista, qual é??

A resposta do Tiago foi um exemplo típico. E acontece a toda a gente. A última vez que me aconteceu foi no Torneio de Guimarães... o último torneio que joguei! Acontece a Mestres também.

Só há uma forma de combater este erro. Sempre que olharmos para uma posição - seja num diagrama de uma problema, seja no tabuleiro depois de o adversário fazer o seu lance - se a posição nos parecer evidente ou lance do oponente parecer um erro grosseiro, temos que parar, respirar, e olhar para o tabuleiro como se tivessemos a analisar a posição mais complexa de sempre.

Estes erros só se evitam... se calcularmos as variantes dos lances candidatos.

Quem calcula erra menos. Ou como dizia um GM numa frase famosa, "Sempre que encontrares um lance bom, procura outro melhor!"

A resposta do Nuno está correcta - 1 ponto.
A resposta inicial do Tiago está incorrecta: Tg5 não é mate. Ele reparou nisso e, por email, enviou-me a solução correcta. Todavia, como foi à segunda, recebe apenas 0,5 pontos. Num torneio não há segundas oportunidades ;)