quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A diferença entre um "xeque" e um "cheque".



Um "cheque" é um documento através do qual uma pessoa dá ordem ao seu banco para que este entregue uma quantia em dinheiro a outra. Serve, por exemplo, para pagar o preço de qualquer coisa que compres: "Paguei este livro de xadrez com um cheque."

Por isso, se escreveres que deste um cheque ao rei, estás a dizer que lhe entregaste um pedaço de papel que vale dinheiro! :P

Mas se deres um xeque, pode ser que seja mate. =D




Nas regras do xadrez não há cheques, só xeques: dá-se um xeque quando se ataca o rei adversário; se ele não se puder defender, temos um xeque especial - o xeque-mate - que termina o jogo, pois o Rei atacado não tem cobertura defensiva.

Já cheque-mate não existe. Quando muito, haverá cheque sem cobertura :)




"Cheque" e "xeque" são palavras homófonas, como qualquer dia hás-de aprender na escola. Pode ter um nome estranho mas não é nada de extraordinário... Os finais de Torre são bem piores!

A palavra «homófona» é constituída pelo prefixo "homo" (que quer dizer "igual") e o segundo elemento é "fona" (que também vem do grego e quer dizer "som"). Assim, as palavras homófonas têm a mesma pronúncia mas escrevem-se de maneira diferente, e o seu significado é também diferente. É o caso de «conselho» (opinião, recomendação: "Ele responde aos comentários do blogue, às vezes com um conselho.") e «concelho» (divisão administrativa: "Vamos jogar um torneio ao Dias Ferreira que fica no concelho de Matosinhos."), ou «aço» (metal: "Os meus peões do roque parecem uma muralha de aço!") e «asso» (verbo assar: "Enquanto asso um frango, resolvo os desafios do blogue.")." - vê esta página do CiberDúvidas.

Sem comentários: