segunda-feira, 9 de março de 2009

Blogosfera: Mais dois blogues a ter debaixo de olho


Depois de, na mensagem anterior, ter deixado a ligação para o blogue do Pontex - Núcleo de Xadrez da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da Ponte, aqui fica outro que merece uma visita, apresentado por outra referência, o Xadrezismo, onde o descobri.



O Mestre FIDE João Leonardo é, entre outras coisas, responsável técnico pelo Plano de Desenvolvimento de Xadrez da C. M. Almada, há já 24 anos. Foi em 1985 que a autarquia da margem sul do Tejo, decidiu apostar em levar o ensino do xadrez a jovens das escolas do concelho, proporcionando assim a muitos milhares de crianças e adolescentes a aprendizagem e a prática desportiva do jogo. O Plano nasceu cresceu e frutificou pela mão de Leonardo, tendo nos últimos anos alargado a sua esfera de influência a outros escalões etários da população (recentemente iniciaram-se já aulas para a chamada terceira idade e desde 2004, João Leonardo, em parceria com a Drª Carla Reis, especialista na área da saúde e acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (nomeadamente com deficiência mental profunda), levaram o xadrez aquele grupo social do concelho de Almada!


Foto do 16x16


Isto acontece no âmbito do programa “Special Ludus”, com o objectivo de “proporcionar experiências e momentos lúdico-desportivos a crianças, jovens e adultos portadores de deficiência e com necessidades educativas especiais, com limitações ao nível sensorial e motor“. (...)

Todos estes projectos em curso, tiveram como resultado algum afastamento do Mestre João Leonardo do xadrez de competição, onde nos últimos tempos as suas aparições têm sido inferiores ao que, por certo, desejaria. Mas sobrou ainda alguma disponibilidade para Leonardo se lançar na blogosfera. E assim, há quase três semanas o Mestre inaugurava o seu Llourenzo, blog que à semelhança [do Xadrezismo], reserva um espaço significativo à modalidade, não se esgotando no entanto na mesma.

São na sua maioria posts curtos, com algum conteúdo nas entrelinhas e algum non sense. Por vezes intimistas, noutras mordazes, depois de por lá passar fico com algumas expectativas do que está para vir. Vi por lá a interrogação sobre se “Deus consulta a Internet?” algumas reflexões e pensamentos como este sobre o tempo:


“O Tempo é uma camada fina de pó que tapa o passado.
E que às vezes é melhor não limpar."

Sobre o ensino do xadrez, destaco o seguinte excerto:


"O jogo de xadrez é mais que um simples jogo e ensinar com o objectivo único de federarar jogadores, parece-me uma ideia fundamentalista, entendo também que ensinar na escola, é totalmente diferente de ensinar no clube.

A escola forma o cidadão, faz formação a nível psicológico e social a todos os alunos, apoia e ajuda o aluno com mau desempenho e valoriza o esforço e trabalho de grupo e dá prioridade ao estudo global.

O clube forma o campeão, ignora o desportista com mau desempenho, fecha-o no seu grupo selectivo e só melhora o nível técnico e desportivo dos elementos desse grupo."
(...)


Visitar o Pontex.
Visitar o Llorenzo.

Sem comentários: