terça-feira, 24 de março de 2009

Portimão recebe 400 xadrezistas no Campeonato Nacional de Jovens



24 de Março, 16h31, Barlavento Online

Cerca de 400 xadrezistas participam no Campeonato Nacional de Jovens Portimão 09 que vai ter lugar de 29 de Março a 2 de Abril na Escola Secundária Poeta António Aleixo.

A competição decorre em dois períodos diários, de manhã a partir das 09h00 e à tarde a partir das 15h00, envolvendo os sub 08, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18, e ainda o escalão de veteranos, vindos de todo o país, inclusivamente dos Açores.



Do programa faz parte no dia 1 de Abril, a partir das 15h00, uma simultânea de xadrez na Biblioteca da Escola, com o mestre internacional Rui Dâmaso.

Para além dos xadrezistas em competição, estarão presentes cerca de duzentos adultos, entre organizadores, árbitros e delegados distritais, bem como muitos familiares que vêm apoiar os jovens atletas.

A realização do Campeonato Nacional deve-se à aposta que o Município pretende desenvolver na divulgação e promoção da modalidade junto da comunidade escolar, através do projecto dinamizado pelo Clube de Xadrez de Portimão.

A prova é organizada pela Associação de Xadrez do Distrito de Faro, com o patrocínio oficial da Câmara Municipal de Portimão, contando com os apoios institucionais do Instituto Português da Juventude, Direcção Regional da Educação, Federação Portuguesa de Xadrez, Instituto do Desporto de Portugal, Clube de Xadrez de Portimão e Freguesia de Portimão, e o apoio no alojamento do Clube Praia da Rocha.

2 comentários:

Joaquim Machado disse...

Caro Tiago,
Confesso que quando comecei a ler esta postagem, e á medida que a ia lendo o que me vinha à cabeça era
“este gajo (perdoe-me a expressão mas foi mesmo assim) já está mais uma vez a brincar com o assunto, não é que não tenha razão mas desta vez, julgo que está a exagerar”.
Depois reparei melhor e vi a ligação ao Barlavento on line, fui lá para tirar duvidas, e não é que é mesmo verdade. Pelo menos é o que lá está escrito, ou seja;
O Campeonato Nacional de Jovens tem apoios de” tudo quanto é gente” lá por aqueles lados, até o Aparthotel que vai ceder as camas e gavetões para os jovens dormirem, pelos vistos apoia o Campeonato.
Infelizmente falta lá o meu nome, e o do meu clube, talvez os maiores patrocinadores de todos, ou pelo menos aqueles que mais contribuiram financeiramente para a realização dos mesmos.
Depois tambem por curiosidade procurei a página da AXD Faro (encontrei 2, fui pela de 2009), e mais uma vez, lá estão os patrocinadores, e pasme-se, a AXD Faro agradece o “alto patrocinio do Municipio de Portimão”, deixo aqui o link (http://axdfaro2009.weebly.com/index.html).
“Alto patrocinio”
E então os 60€ euros de inscrição no torneio mais caro que se realiza em Portugal, são para quê? E a estadia +-500€/apartamento, sem direito sequer a pequeno-almoço?
E a FPX, que apesar de já ter sido inquirida sobre este assunto, nada diz?
Já sei... provavelmente vamos ver a sala cheia de tabuleirinhos de madeira, novinhos em folha e alguns DGTs. Bom pode ser que no final a FPX, distribua alguns cá pela gente.
Já sei, que só vai quem quer, mas tambem sei que a maior parte dos nossos jovens, passa o ano sempre à espera da “semana de férias no Algarve”, de férias e divertimento claro, que nem todos vão lá para ganhar, e se o objectivo fosse ter lá apenas os candidatos, então fazia-se um torneio fechado.
Ainda não abordei este tema no blog dos Amigos, está-me a custar, porque sei que para os nossos atletas a presença no Campeonato é um prémio pela época, e custa-me envolvê-los neste assunto.
Lá irei, a seu tempo.
Cumprimentos
Joaquim Machado
Ps. Aconselho a leitura deste artigo, publicado na secção de xadrez do A.M.A.S. (http://historiadoxadrez.net/comunicado-AMAS%201.pdf)

Tiago F. Pinho disse...

Por acaso, desta vez, a minha costela Santos Silva não deu de si e não pretendi "malhar" em ninguém...

O detalhe até me passou despercebido.

Obrigado pelo contributo!