terça-feira, 17 de março de 2009

PDX do Barreiro lança "Fichas de Xadrez", a mais recente obra do MI Sérgio Rocha


O PDX do Barreiro editou um novo livro, intitulado Fichas de Xadrez, da autoria do MI Sérgio Rocha.
Esta obra, pensada para o nível de iniciação, é composta por 30 fichas com exercícios que, tendo o xadrez como tema e pano de fundo, estão relacionadas com a matemática e o português, sendo ideal para o ensino escolar.



Em Portugal existem vários Planos de Desenvolvimento de Xadrez (PDX), fruto da aposta, de várias autarquias e escolas, no desenvolvimento desta modalidade que se sabe ser um importante auxiliar no desenvolvimento de várias capacidades cognitivas do indivíduo, tais como a inteligência, a memória, a atenção ou a análise.

Por isso é natural nos dias de hoje, encontrar a disciplina de xadrez em várias escolas, normalmente integrada em núcleos escolares ou nas actividades extracurriculares.
Sendo uma modalidade em expansão no meio escolar e devido à grande lacuna, para não dizer quase inexistência de manuais em português, entendi que podia dar mais um contributo de forma a complementar o trabalho já desenvolvido anteriormente com os livros
Xadrez Mágico e Xeque-Mate , apresentando este caderno de fichas onde alunos, professores, qualquer outro praticante de xadrez ou simples curioso possa fazer uma avaliação de conhecimentos.

Uma vez que o Xadrez, por ser um JOGO, cativa facilmente os jovens, considero o mesmo uma das soluções para a resolução dos tão falados problemas de concentração e interesse pelo estudo da população escolar.
A selecção de fichas presente neste caderno foi desenvolvida no sentido de aplicar conhecimentos de matemática e português utilizando como tema o xadrez.

Sérgio Rocha


Sem comentários: