quarta-feira, 11 de março de 2009

Desafios: Posições do 2.º tabuleiro do GXP II - GXP III

Manuel Pintor - Rui Wang
2.º tabuleiro do GXP II - GXP III
3.ª Divisão Portuguesa, 7 de Março de 2009


1) Jogam as negras



As brancas têm vantagem espacial e no desenvolvimento.
Como é que as negras podem contestar essa vantagem?


2) Jogam as brancas



Aqui, as brancas continuam com vantagem espacial e no desenvolvimento.
Como é que podem garantir essa vantagem? Porquê?


3) Jogam as brancas



As brancas jogam e recuperam o peão. Como?
(a variante é longa mas forçada...)


4) Jogam as negras



As negras podem tomar em d4?

6 comentários:

Anónimo disse...

ultimo



nao.
porque se toma em d4 as brancas dao prepetulo e as pretas nao querem porque estao a ganhar por um peao

Anónimo disse...

Ora cá vou eu tentar responder a mais dois exercicios :P qualquer que seja a resposta que tenhas visto primeiro (esta resposta a estes exercicios ou a resposta ao desafio 1 e 2 que era para adivinhar mate em 4) continuo com uma duvida :P quando tu poes 4 desafios, como puseste neste post, tenho de responder aos 4 ou posso responder so a 2 como vou fazer??? inda nao vi os outros mas depois vou faze-los... por favor diz-me se te importares que eu responda so a 2 :P É que sou novo nisto!! :D

Mas aqui vai:

Resposta ao 3)

1 Cxd7 Dxd7
2 Tb8+ Cf8
3 Cg5 g6
4 Cxh7 Rxh7 *
5 Txf8

e ja está com o peao de volta :P

Ou entao:

1 Cxd7 Dxd7
2 Tb8+ Cf8
3 Cg5 g6
4 Cxh7 Ta1+ *
5 Rg2 Rxh7
6 Txf8

*variante diferente...(vai dar ao mesmo resultado mas demora mais um tempinho :P )

Resposta ao 4)

Quanto ao 4 fiquei em duvida se era preciso justificar porque nao puseste o "porque?" :P mas creio que sim, portanto aqui vai.

Acho que a resposta é SIM.
Porque se:
1 ... Dxd4
2 Df6+ Rg8
3 Dd8+ Rh7
4 Dxh5 Dxe2

e por aqui em diante acho que as pretas devem ganhar... Depois disso acho engraçado pela parte das brancas uma Dc5 ou até um f4 nao sei...

Mas como disse, nao estou habituado a fazer estes exercicios e nao sei se era preciso justificar...

Espero que esteja certo :P

Abraço,
Ricardo Pinho

Anónimo disse...

Só mais uma coisa


O BLOG ESTÁ ESPECTACULAR!!!
DEVES TER PERDIDO UM MONTE DE TEMPO PRA FAZER ISTO!!! TA MT FIXE!!! PARABENS!

Tiago F. Pinho disse...

Perder ou ganhar ;)

Quando fores GM não te esqueças de dizer que tiveste um prof., apesar de saber pouco, sempre era esforçadito... =P

Anónimo disse...

Já me perdi nos que respondi :P

Falta-me responder a algum daqui? pelas minhas contas so me falta responder ao 2)

Tiago F. Pinho disse...

O Ricardo acertou no 3.º e no 4.º.

6 pontos.


Estão abertos o 1.º e o 2.º