sábado, 14 de março de 2009

Nacional Escolar: Apesar dos percalços, Paranhos termina em 5.º! Jorge faz 6,5/7 e Ricardo 6/7!!




Como se pode ler no blogue da Academia de Xadrez da Benedita, no dia 5 de Março realiz[ou]-se no Centro Cultural Gonçalves Sapinho - Benedita o IX Encontro Nacional de Escolas Equipas em Xadrez.
Aberto a todas as Escolas, as equipas [foram] constituidas só por alunos da mesma escola (não clube federado) ou Agrupamento de escolas. Cada Escola/agrupamento [pôde] apresentar no máximo 12 equipas.
Na edição do ano passado a equipa Campeã Nacional do 3º ciclo foi a equipa A do Externato Cooperativo da Benedita "A" (Tiago Ferreira, Mariana Silva, Rui Lopes e Lídia Ferreira).


Este ano, além do Externato Cooperativo da Benedita (1575), estavam inscritas outras boas equipas, como a Brincolândia A (1575) e B (1473) ou a EB 2/3 de S. Martinho do Porto (1435), num total de 15. O Porto esteve representado por duas equipas do Alexandre Herculano e uma vigorosa equipa da EB 2/3 de Paranhos.

Há duas ou três épocas, o Distrital de Jovens foi co-organizado pelo Estrela e Vigorosa Sport, rectius pelo Pedro Rodrigues, e teve lugar na EB 2/3 de Paranhos onde estudavam vários dos xadrezistas do clube.


A escola de Paranhos pertence ao Agrupamento Eugénio de Andrade.


No recreio está este mural que se refere ao poema daquele poeta portuense recentemente falecido:

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.


O desporto escolar na EB 2/3 de Paranhos está, este ano lectivo, dividido por 4 modalidades - actividades de ar livre, badminton, ténis de mesa e xadrez.


O clube de xadrez reúne às terças e quintas, na biblioteca, sob a supervisão da Professora Conceição Fernandes.


Inicialmente pensámos que o resultado da equipa da Escola de Paranhos no Campeonato Nacional iria depender, em larga medida, do que conseguissem fazer dois vigorosos - o Rui Wang e o Ricardo Brandão de Pinho. Como diz o povo, "no meio está a virtude", e com um primeiro tabuleiro de outra galáxia (o Jorgievsky, actual campeão distrital absoluto e sub-16, que aparece com um elo de 1950, o que só se compreende por a lista da FPX ter já mais de um ano - podemos acrescentar, à vontade, 200 pontos!) e um quarto tabuleiro não federado (João Reis), a performance da equipa estaria dependente do segundo e do terceiro tabuleiro.


Escola Básica 2/3 de Paranhos (4.ª do ranking inicial)
1. Jorge Viterbo Ferreira, 9.º A, 1950 pontos (2150?), 1.º do ranking inicial
2. Rui Wang, 8.º E, 1417 pontos (1600?), 16.º do ranking inicial
3. Ricardo B. Pinho, 7.º B, 1269 pontos (1600?), 27.º do ranking inicial
4. João Reis, 8.º D, 1200 pontos (não federado)

Motorista/Treinador/Delegado/Acompanhante - Manuel B. Pinho

A Escola estava concentrada no apoio!


30/01/2009: Homenagem às crianças vítimas de maus tratos, no Dia Escolar da Não Violência.

Paráááánhos! Paráááánhos! Paráááánhos!


IX Encontro Escolar por Equipas
Por Manuel Brandão de Pinho

A viagem correu bem, partimos às 8 horas e chegamos "na hora", às 10h30. Como ninguém enjoou, apesar das curvas dos últimos quilómetros, chegámos em boa forma.
A "Organização" estava bastante "desorganizada", com um atraso de perto de uma hora, e portanto o Jorge resolveu levar o "pessoal" para aquecimento, organizando logo ali uma simultânea com os três colegas de equipa.
Em menos de 5 minutos tinha 30 ou 40 jogadores a assistir ao aquecimento :-) Foi um sucesso mediático!!!

Depois de aquecer os 3 colegas, continuou a fazer mais algumas simultâneas até que, finalmente, foi dado início ao Torneio.

Começámos com um fácil 4-0 e, na segunda ronda, fomos para a mesa 1, com a favorita equipa da casa.



Aí, continuando a cumpir o meu papel de Delegado, fui aferir se a equipa em jogo correspondia à equipa formalmente inscrita. Com surpresa verifiquei que não e portanto pensei "Bem, vai ser mais fácil do que pensava, vamos dar 4-0 porque os 3 primeiros jogadores não respeitaram a ordem de inscrição por tabuleiro e o 4º nem sequer está inscrito!"

Deixei o pessoal a continuar calmamente a jogar e fui efectuar o devido protesto à Organização, para que confirmassem o facto.
Aí, fiquei estupefacto porque o Sr. José Cavadas, à minha frente, alterou manualmente a lista afixada e disse que a que passava a valer era aquela, que ordenava os jogadores como estavam a jogar!!!


A equipa da lista. A equipa que jogou pode ser vista aqui.


O motivo das alterações era óbvio, pois como os pontos do 4º tabuleiro valiam tanto como os do 1º, não havia vantagem em "desperdiçar" um bom jogador no 1º tabuleiro a jogar contra o Jorge João!!!

Além disso, com a inscrição "manual" de jogadores novos, passava a subsistir a dúvida se os mesmos seriam ou não alunos do devido agrupamento escolar!!!
Ou seja, valia tudo!!!

Aí percebi que tinhamos ido à Bendita fazer nada!

De qualquer modo, continuámos a jogar e, em vez dos 4-0, ganhámos 2,5-1,5.

Aconteceu situação semelhante na 3ª ronda, com outra escola local, e mais uma vez a "Organização" corrigiu manualmente a lista de jogadores afixada (e com uma vitória de 3-1, lá se foi mais um pontito...que no fim daria para atingir os 21 que dariam o primeiro lugar...).

Nesta fase, fui tratar do almoço, para ver se as coisas melhoravam...mas tambem não tive sorte.



Apesar da simpatia das cozinheiras, a comida da cantina estava intragável, mas felizmente no Bar havia cachorros...

Lá continuámos de tarde a nossa missão e terminámos no 5º lugar (18,5 pontos), com 6,5 pontos em 7 do Jorge, 6 do Ricardo, 4 do Rui e 2 do João Reis...



Recebemos a Taça e as medalhas, com atletas de atletismo (!!!!) em vez de símbolos de Xadrez, e essa foi a "gota" que me convenceu que, com este tipo de "Organização", que tem boa vontade mas não tem qualidade, o Encontro Nacional de Xadrez não convida ninguém a voltar...

Nos muitos quilómetros de volta (chegamos por volta das 20h), enquanto uns dormiam e outros se divertiam na Play Station, dei comigo a pensar que a estratégia do treinador tambem não tinha sido muito bem montada (depois de saber os resultados, claro...), pois se tivesse posto o João Reis no primeiro tabuleiro, perdendo quase seguramente todos os jogos, o Jorge, Rui e Ricardo teriam também quase seguramente conseguido 20 ou 21 pontos e a classificação seria o 1º ou 2º lugar.

Ficou a lição e a experiência...

Não creio que o Motorista/Treinador/Delegado/Acompanhante não tenha montado bem a estratégia ;). Ninguém reparou atempadamente que o regulamento da prova era omisso quanto à forma de classificação das equipas ["a classificação é estabelecida pelo programa Swiss Manager" não quer dizer grande coisa, a não ser que a última versão do programa se consiga auto-determinar :P] e como nas provas colectivas é, actualmente, relevante o resultado colectivo (3 pontos para a vitória, 2 para o empate, 1 para a derrota e 0 para a FC), é normal não imaginar que neste encontro seriam relevantes os pontos por tabuleiro.

Já agora, do mesmo regulamento, as suas "disposições finais": "Após a apresentação da constituição da equipa ordenada por tabuleiros, no dia da prova, os jogadores não poderão trocar a sua ordem."


Os dados da prova podem ser vistos no Chess Results.

8 comentários:

Paulo Topa disse...

Parece-me que ficaram em quintos. Já é tarde. Amanhã, lá vou com "os meus" para o Desporto Escolar. Provavelmente, ver, novamente, o Jorge a passear com menor ou maior dificuldade.

Tiago F. Pinho disse...

Acho que amanhã o Jorge é meu, no Convento dos Gatos...

Onde é que se pode acompanhar as provas do desporto escolar? Acho que o Tiago Dias já participou nisso...

Paulo Topa disse...

Ainda pensámos na possibilidade de ir (para o ano tentaremos combinar algo com o pessoal de Paranhos - pode ser que aprendamos algo), mas ainda bem que não fomos. Eu tenho tendência a ser pouco calmo nessas situações (o eufemismo é uma figura de estilo tão bonita). O que é relatado parece-me que merecia um protesto um pouco mais formal.

Unknown disse...

Se calhar merecia (até tenho uma foto da lista da constituição da equipa da Benedita, que estava afixada no inicio do Torneio e que não coincide com a equipa que jogou connosco, como se pode ver no site (board pairings-round 2)...), mas acho que seria uma perda de tempo...e tempo é coisa que tenho muito pouco, por isso...

Professor Mário Oliveira disse...

Olá!

Por estas razões (e outras) deixei de ir à Benedita com os meus alunos!

Espero que tenha ficado a lição depois desta experiência!! :)

Tiago F. Pinho disse...

Organiza-se já um match Paranhos - Didáxis! :)

Paulo Topa disse...

Discriminar é feio! :(

(Gritou a pulga)

Tiago F. Pinho disse...

Desorganizar é mais, diz o peão