segunda-feira, 9 de março de 2009

Desafio: Pormenor do 4.º tabuleiro do GXP - CDUP (2.ª Div.)

Tiago B. Pinho - João David
4.º tabuleiro do GX Porto - CD Universitário do Porto
Segunda Divisão Portuguesa, 7 de Março de 2009

Jogam as brancas



As brancas têm uma estrutura de peões melhor, peças menores superiores e as peças melhor articuladas.
O Rei negro tem pouco ar e o Cavalo branco está num excelente ponto de apoio, podendo entrar em jogo rapidamente.

Qual o lance que consegue tirar partido destas vantagens? Porquê?


Dica:
Procura uma maneira de aumentar o poder das peças brancas que considerares menos fortes. As negras acabaram de jogar Bf6-e7.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora bem cá vai outro desafio!

Se:

1 f6 Bxf6*
2 DxCd7 Td8
3 Dxc6 Be7
4 Txf7 ...

A partir de agora as brancas ganham

*variante
1 f6 Cxf6
2 Df5 Ta7
3 Cxe5 Tc7
4 Bxg5 Te8
5 Cxf7+ Dxf7
6 e5

A partir de agora acho que as brancas estao claramente melhores :P

Tiago F. Pinho disse...

O melhor lance é mesmo f6, embora depois de Cxf6 Df5, as negras possam jogar Ch5 que ameaça um duplo em g3.

1. f6 Cxf6
2. Cxe5!

se Cxg4 Cxf7+ e as brancas ficam melhor.