terça-feira, 10 de março de 2009

Desafio: Xadrez-Café (1) e (2)

Aqui ficam 2 desafios (e outros tantos posts) retirados do Llourenzzo.

Este é só para aquecer:


As negras jogam e dão mate em menos de um lance!!



Deus consulta a internet?



As únicas peças que podem cravar outras são a Dama, a Torre e o Bispo.
As brancas jogam e ganham.

(3 pontos)



Pior que procurar uma agulha num palheiro
é procurar uma agulha num monte de agulhas!

8 comentários:

Alexandre Pedroso disse...

DESAFIO 1

Esse realmente era somente para aquecer... Pelo que vi, basta mover o rei e mate!

1. ... Rb6#

DESAFIO 2

Gostei desse, pois demonstra que lances bem simples também vencem uma partida.

1. c6! (esse lance limita os movimentos do rei negro que não pode mais se movimentar). Então as negras são obrigadas a movimentar a torre e jogam...

1. ... Th8
2. h7! Tc8

Cuidado agora! A promoção do peão em h8 neste momento acaba em empate por mate afogado. Antes devemos jogar.

3. c7! (dando "ar" ao rei negro)

3. ... Rb7
4. h8=D Txh8
5. Txh8 Rxc7

E as brancas vencem com facilidade.

Nuno Ventura disse...

1º Rei foge e dá cheque a descoberto com o bispo.
2º c6 e as pretas são obrigadas a tirar a torre e depois avança-se o peão de h até à promoção.

Anónimo disse...

1
rc7++

2.


c6 e as pretas tem de fugir com a torre.
avança o peao de h e ele tem de mexer a torre e avança outra vez.

Anónimo disse...

No 1º desafio é só retirar o rei da diagonal a8-h1.

No 2º...
Eu jogava: 1. c6 ...
As negras ficam com o rei e o peão presos e são obrigadas a jogar a torre. Isto vai permitir 2. h7 ...

Anónimo disse...

Pois... não tinha visto o sacrificio da torre... mas a resposta continua a ser 1. c6 ...
1. c6 Txh6
2. c7!! ...

Se 2. ... Txh5, então 3. c8D#
Se 2. ... Tc6, então 3. Th6! Txh6 4. c8D#
Se 2. ... Tc6 3. Th6! Rb7,segue-se 4. Txc6 Rxc6 5. c8D+
Se 2. ... Rb7, segue-se 3. Txh6 e passa a ser 1 boa altura para as pretas desistirem... ;P

Quanto às variantes sem 1. ... Txh6, segue-se 2. h7 ...

Tiago F. Pinho disse...

Todos viram o primeiro lance, mas era necessário dar relevo à potencial situação de empate por afogado que ele gera.

O Nuno e o André Sousa não viram.

O André Dias viu à segunda e deu a resposta mais completa (3 pontos).

O Alexandre não falou na possibilidade de a Torre tomar o peão mas alertou para o afogado - 3 pontos porque provavelmente também o veria no caso de o peão ser capturado.


A resposta dada pelo Mestre Leonardo é 1.c6! Txh6! 2.c7!(se 2.TxT Afogado),2..Tc6 3.Th6!.1-0

Anónimo disse...

se toma o peao, a soluçao e mais facil que encontrar um capeu debaixo dum cavalo

txh6 c7 e se tc6th6 e crava a torre
e obrigado a capturar a torre e promove em dama :D

Anónimo disse...

Na primeira não é retirar o rei e dar mate, senão o desafio seria "mate em um lance".

O desafio diz: "mate em menos de um lance", note que, meio lance foi executado (peao foi de h2 para h1 e retirado do tabuleiro), pra completar o lance um bispo ou dama pode ser promovido e o mate ser dado !!!!!!!