quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

5mKO@4.ªMCP: Veríssimo Araújo faz 100%!


Parafraseado d' "A tradição ainda é o que era", de Mário Fernandes, no blogue do Moto Clube.



Mais uma quarta-feira, novo torneio de rápidas no Moto Clube. E, entre exames, novamente com a presença de dois vigorosos - o Tiago Pinho e o Rui Wang.


Com o Veríssimo a chegar cedo para treinar antes do embate - e a verdade é que acelerou dos 0 aos 100 em 8 vitórias em outras tantas partidas -, já muita gente fazia exercícios de aquecimento quando os vigorosos chegaram ao local de jogo.

E logo nesta fase percebi que a noite ia ser dura: numa "peladinha" só para enquadrar, levei um amasso dos antigos da Defesa Francesa do Senhor Bernardino.

Todavia, consciente de que poderia estar um pouco enferrujado - afinal, a última vez que participei nestes encontros de rápidas foi... no ano passado - e com noção de que pesava sobre mim a responsabilidade de defender a vitória alcançada no torneio de Natal, levava um coelho na cartola ou, como será mais apropriado dizer-se, levava uma gravata na camisa: a estratégia secreta do Grande Mestre Short, campeão Commonwealth 2008!

Não estranhem! É por ser secreta que não sabem qual é a estratégia secreta do GM Short! Mas da mesma forma que a Chess Base a passou, também eu a passo a quem arrisca ler estas linhas...

Para começar, e para melhor aprendizagem, vejam lá se descobrem a estratégia sem ajuda:


O GM Short antes do início da primeira jornada que não lhe correu muito bem, apesar de ter ganho.
Na terceira, perdeu, de brancas, com um jogador não titulado.



O GM Short após a terceira sessão...


Ora, basta alguma perspicácia para perceber que na primeira ronda o GM estava vestido à Grande Neca, na terceira até perdeu de brancas com um jogador não titulado, mas a partir daí mudou o dress code.

Para perceber melhor a estratégia, vamos ler as palavras do próprio, na tal entrevista à Chess Base:

«
Telephone interview with Nigel Short
Frederic Friedel: Respectful greetings, Great Commonwealth Champion. Tell us what the event was like for you.

Nigel Short: It was a typical event, in that most of the participants were from the home country. The most interesting part from my perspective was winning the last six games, all of them, and in fact five and a half would not have been enough to win the trophy.

FF: It started badly, with a white loss against an untitled player...

NS: In round three. I managed to overlook a check. (...) Anyway, I was struggling at this point. I obviously couldn’t play like a grandmaster, so I decided that I should at least dress like one. I started putting a suit and tie on, although everyone told me it was too hot. But it apparently put me in the right frame of mind. I think I am a bit of a sluggish starter, and in this way I managed to dig myself out of the hole.
»

Ora bem, imaginando de antemão que o meu xadrez rápido deveria estar enferrujado, depois da derrota com o Senhor Bernardino reflecti sobre a partida, sobre todos os erros estratégicos e falhas tácticas e descobri como eliminar, com 100% de certeza, as imprecisões do meu jogo para essa noite.
O segredo? Por agora já imaginam... Arranjei o nó da gravata e pensei repetidamente: "Não estou vestido à Grande Neca! Não estou vestido à Grande Neca!..."

Não só resultou no tabuleiro, até à final, como fora dele! Como diz o assessor de imprensa oficial da prova, no blogue da mesma:


O Torneio de ontem teve variadíssimas novidades...começarei pelo fim ou seja a eleição do "mais bem vestido", prémio que acabou por vencer o Tiago Pinho embora por pequeníssima margem uma vez que estava presente o habitual candidato Afonso Duarte que ontem perde apenas no desempate... pela gravata!...


Mais nada! O Afonso ainda veio com a conversa de que as meninas preferem quem não usa gravata, mas eu estava ali para jogar xadrez e defender condignamente a minha conquista de Natal com a estratégia do GM Short, não para agradar a meninas, tanto mais que a minha gosta de qualquer combinação que use, desde que não tenha xadrez (xadrez assim de peças, tabuleiro, livros ou revistas... xadrez do género "aos quadrados", na roupa ou nos acessórios, não a incomoda, já que não disputa a minha atenção!)


A minha estratégia teria sido absolutamente perfeita se o formato da prova não tivesse sofrido alterações.
Contudo, infelizmente, dada a imensa presença de jogadores, e em noite de forte chuvada e jornada dupla de futebol na televisão, o formato da prova teve de ser alterado: em vez do tradicional todos contra todos, «a "organização" achou por bem dar um ar de "liga dos campeões" ao Torneio, com Fase de Grupos, meias finais e final. (veio a mostrar-se bem interessante...e conseguimos terminar à meia noite!!!)».


No GRUPO B «(dos Bons)», segundo o Mário Fernandes, jogaram entre si, além dele, José Veríssimo Araújo, Nuno Messeder Ferreira, Afonso Duarte, Raúl Pinheiro, Rúben Coelho e Inês Messeder Ferreira, enquanto que no Grupo A (de Ah! Ah! os do B querem ganhar mas isso é que era Bom!) defrontaram-se Emanuel Sousa, Tiago Brandão de Pinho, Nuno Silva, Aníbal Nogueira, Rui Wang, Bernardino Pereira e Rui Boina.

Esta fase de grupos correu-nos bem. O Rui fez 3/6 e eu 6/6, tudo graças à gravata, claro, que nesta altura ainda apresentava um nó imponente. De tal forma que o Rui Boina, provavelmente impressionado com a minha gravata azul, abandonou a prova após jogar comigo.
Não tive remorsos. As rápidas das quartas-feiras não são provas para crianças! Se o normal já é haver "fire on the board" - desafio qualquer um a demonstrar que a peça mais importante de um exército de xadrez não é o peão de F!! -, em circunstâncias especiais, como esta em que tinha que defender o título natalício, o espírito de Bobby Fischer passeia-se na sede do Moto Clube, qual bomba motorizada: Chess is Life! Chess is war over the board. The object is to crush the opponent's mind!



Apurado para a meia final, sem que ninguém notasse fui ao quarto de banho arranjar o nó da gravata e enviei uma MMS ao GM Short. Ele respondeu-me dizendo "Man, with that tie even I wouldn't have a chance!" e foi devido a este truque sujo que o Nuno teve que abandonar nas meias-finais antes do lance 15. É o que dá a combinação explosiva 1. f4 + gravata aprovada pelo próprio GM Short!

É o que, aliás, se pode ler no blogue do Moto Clube: "O novo formato veio a resultar em EXPLOSIVOS jogos nas meias finais e finais: Tiago 1-0 Nuno Ferreira; Veríssimo 1-0 Emanuel; Rui Wang 1-0 Mário Fernandes; Afonso Duarte 1-0 Aníbal Nogueira(...)"


Infelizmente, ainda não domino completamente a estratégia do GM inglês e, antes da final, não reparei que a meia-final tinha sido tão explosiva que criara um dano colateral: no meio daqueles lances tão intensos, o nó da gravata ficou solto!

Foi assim que fui jogar a final, e sem este plus que alicerçara toda a minha noite desde a derrota, no aquecimento, com a francesa do Senhor Bernardino (será que era a isto que se referia o Afonso quando falava em meninas e gravatas? Ah! A francesa...), não consegui resistir à caminhada vitoriosa do Veríssimo.

De qualquer modo, missão cumprida. Abandonei a posição de vencedor com honra, no segundo lugar, e com uma bela ensinadela do Veríssimo. Já dizia o Fischer: That's what chess is all about. One day you give your opponent a lesson, the next day he gives you one.



Quarta-feira há mais, para quem quiser, desde que vá preparado para a guerra!


Para a história:

Vitória no torneio desta semana do JOSÉ VERÍSSIMO, sem ceder qualquer ponto, que terminou com a seguinte classificação final:

1º-JOSÉ VERÍSSIMO
2º-TIAGO PINHO
3º-NUNO FERREIRA
4º-EMANUEL SOUSA
5º-AFONSO DUARTE
6º-RUI WANG
7º-MÁRIO FERNANDES
8º-ANÍBAL NOGUEIRA
9º-BERNARDINO PEREIRA
10º-RUBEN COELHO
11º-RAÚL PINHEIRO
12º-NUNO SILVA
13º-INÊS FERREIRA
14º-RUI BOINA


Quanto a nós, resta aguardar para ver se, depois de não ter conseguido vencer o Rui Wang, no domingo o Mário Fernandes vacila com o vigoroso Nuno, na preliminar do Distrital!

(Mário: amigos, amigos, mind games à parte :P)

5 comentários:

goodchess disse...

Eu bem me parecia que "aquela" da gravata não era por acaso....para a próxima a "organização" (leia-se eu!)vai introduzir a regra do "casual"!!!!Não voltas a ter vantagem....

Um abraço


Mário


P.S.:Ir falar com o Short a meio do torneio também não é bonito!!!

Tiago F. Pinho disse...

Não faz mal!

Já tenho outra... na "manga"!

Joaquim Machado disse...

Boa noite.
Já tinha lido a noticia no blog do Motoclub, mas claro o torneio apresentado desta forma tem outra expressão.
Parabéns.
Pesquisei um bocadinho e julgo que aquilo que ontem se passou, deve ter sido algo parecido com isto:
http://www.youtube.com/watch?v=BT_UlivO0a8
Cumprimentos
Joaquim Machado

JSP disse...

aaa... então era por isso que os torneios me corriam «assim»!

ou então por motivos mais relacionáveis com o post anterior :P

só faltou a foto.

Tiago F. Pinho disse...

Senhor Machado,

Está parecido, só me faltam as tatuagens ;)


J...,

Como mostra o vídeo do Joaquim Machado, do xadrez ao vale tudo a distância não é assim tão grande!

O que é preciso é jogar, assim ou assado!

Por falar nisso, será que este ano o Pinguim Bar vai repetir o torneio escada Shot Chess?