terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Taça AXP: AX Gaia surpreende e, pela primeira vez, o Dias Ferreira não tem uma equipa na final.


As fortes formações do Grupo Desportivo Dias Ferreira não conseguiram sobreviver às meias finais da Taça AXP e, assim, pela primeira vez na história da prova, o clube de Matosinhos não terá nenhuma equipa a disputar o título.



Academia de Xadrez de Gaia 2,5 - 1,5 Grupo Desportivo Dias Ferreira A

Grupo de Xadrez do Porto A 2 - 2 Grupo Desportivo Dias Ferreira B


O resultado, à primeira vista, mais surpreendente foi o da Academia de Xadrez de Gaia. Todavia, os quatro jogadores da margem sul do Douro são cada vez menos "promessas" e bons valores do xadrez do Porto, o que, misturado com uma equipa do Dias Ferreira constituída por dois suplentes, ajuda a compreender o resultado: o Franciso Mateus volta a empatar com um jogador na casa dos 2200 pontos e os dois últimos tabuleiros não vacilam contra os suplentes do Dias Ferreira que, desta vez, apostou tudo nas mesas superiores.


No primeiro tabuleiro, Francisco Mateus (1845) empatou com André Viela (2192). Já na 3.ª ronda da prova havia empatado com o Mestre Nacional José Padeiro (2245).


No segundo tabuleiro, o Bruno Figueiredo (1932) perdeu com o Marco Viela (2193).
(Podem agradecer à Juliana o envio de uma foto boa, senão teriam que se contentar com a da direita!)


No terceiro tabuleiro, o Miguel Ferreira (1808) ganhou ao Miguel Simões (1656).


No quarto tabuleiro, o José Margarido (1723) venceu João Guedes Carvalho (1427).


Na outra meia-final, o Grupo de Xadrez do Porto beneficiou de melhor desempate para chegar à final. Depois de dois empates nas duas primeiras mesas (Jorge Ferreira - António Silva; Daniel Quintã - Ariana Pintor), tudo se decidiu nas duas últimas que foram jogadas até ao lavar dos cestos. Só após cerca de quatro horas de jogo é que o Cleto conseguiu vencer o Estêvão Gomes e o Fernando Nora desforrou-se do Tiago Pinho.

A natureza colectiva do encontro teve influência no decurso dos jogos. O Cleto sacrificou uma qualidade na mesa 3 e o Estêvão que viu o Nora pior na 4, teve que jogar para ganhar. Forçou a posição e acabou por perder enquanto que o Nora conseguiu regressar à partida e acabou por vencer.
No final, o Estêvão estava incrédulo - "Como é possível teres ganho?", disse para o Nora, acrescentando "Se eu soubesse que ias ganhar, jogava para o empate..."
A partida reviravolta Fernando Nora - Tiago Pinho será apresentada noutro post.

A final entre a Academia de Xadrez de Gaia e o Grupo de Xadrez do Porto joga-se sábado.

Sem comentários: