sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Dolce Vita: O xadrez do Pedro Rodrigues




Dolce Vita, 21 Fevereiro de 2007, algures entre as 2:00 e as 3:00, depois de o Pedro ter servido de bola de bowling humana, com um gadget de cerca de € 500,00 na mão, contra os "pinos"... do tabuleiro gigante!



O Festival de Xadrez do Dolce Vita, cuja III edição começa amanhã, é, em larguíssima medida, uma ideia do Pedro Rodrigues que idealizou, projectou e concretizou todas as edições anteriores.



Se a vida não fosse como é, seria ele, mais uma vez, um dos responsáveis pela edição deste ano.



Em 2007 (ver mais)

O Estrela e Vigorosa Sport organizou, em parceria com o Centro Comercial Dolce Vita Porto e com o apoio logístico da Associação de Xadrez do Porto e da Danone, o I Festival de Xadrez Dolce Vita, nos dias 17 a 20 de Fevereiro de 2007.

Este Festival tinha como objectivo animar a Urban Plaza do Dolce Vita e divulgar o xadrez junto de um público não especializado. Para tal, o átrio principal do Dolce Vita foi dividido em 4 áreas: uma zona para competição, outra para prática livre (em que qualquer pessoa podia jogar uma partida), uma outra dedicada ao xadrez e a informática - com 4 pcs dotados do mais recente software de xadrez - e, por fim, uma área onde se montou um tabuleiro gigante onde, para mover as peças, os jogadores tinham que entrar e caminhar no tabuleiro.

O Festival foi um sucesso e cerca de 400 pessoas jogaram mais de mil partidas e muitos milhares tiveram contacto com a modalidade. De tal modo que a nossa presença no Dolce Vita se prolongou por mais um dia, a quarta-feira europeia em que o FC Porto defrontou o Chelsea. Só neste dia estima-se que mais de 5.000 pessoas tenham passado pelo tabuleiro gigante…

Os reflexos desta organização chegaram às páginas da imprensa nacional (à esquerda, página do jornal nacional Diário Desportivo) e, até, ao blogue da GM Susan Polgar (ver), um site xadrezístico de referência a nível mundial, passando pelas melhores páginas nacionais, como por exemplo pelo Peão Dobrado (ver).













Em 2008 (ver)



3 comentários:

Paulo Topa disse...

A minha aventura nas competições desta nobre modalidade aconteceu precisamente no torneio do ano passado. Ainda bem que também há torneios destes, onde o pessoal menos habituado a estas lides e que nunca entrou num clube de xadrez pode experimentar e ver se gosta.

Anónimo disse...

Vai ser a primeira vez que vou participar neste torneio, espero que seja tão bem preenchido como nas edições anteriores =).

Tiago F. Pinho disse...

Vai ser necessariamente diferente, mas espero que igualmente bom.

Terça-feira lá nos encontraremos. Se não fores tímido, identifica-te na altura, Le Penseur ;)