Kasindzhanov - Topalov
San Luis, 2005
que deu origem ao exercício deste post,
após a continuação apresentada pelo J..., chegou-se à posição seguinte:
As negras acabam de jogar 35. ... Teg3!!
Por que é que este lance empata de imediato a partida?
Fez a ponte entre a secção de xadrez do Estrela e Vigorosa Sport do Pedro Baixinho Rodrigues e a turma dos domingos do GX Porto (2008/09). Tentou seguir a AG da FPX, mas não correu bem (2009). Aguardou melhores dias com os olhos postos nos Apaxes En Passant (10-10-10/2012). Entre 10-2014 e 10-2015, foi o ponto de encontro virtual da aventura xadrezística da Carolina, do Simão, da Beatriz e do Fernando. Agora serve de apoio às "Torres de Loulé" (facebook.com/xadrezloule)
3 comentários:
Porque se as brancas capturarem a torre em g3 perdem depois de
1. ... Teg3!!
2. Bxg3 hxg3+!!
3. Rg1 Te5 (ameaça mate com Te1)
4. Rf1 Bc4+
Rg1 Te1#
e se não capturarem é empate depois de
1. ... Teg3!!
2. Tc2 Txg2+
3. Txg2 Txg2+
4. Rh1 Tg5+
5. Rh2 Tg2+ (perpétuo)
As brancas têm duas opções. Ou aceitam ou não aceitam o sacrifício.
a) Não aceitam
1. ... Teg3
2. Ta6 Txg2+
3. Txg2 (se Rh1 Tg1+ Rh2 T5g2+) Txg2+
4. Rh1 Tg5+
5. Rh2 Tg2+
com perpétuo
b) aceitam
1. Bxg3 hxg3+
2. Rg1 Te5 (esta foi mais fácil de descobrir depois de ter visto o desvio da Te3)
3. Td1 Te2
4. Rf1 Bc4
(se Tb1, Torre na coluna E-Te2;
se Rg1 Bc4 com repetição de lances)
Ah, o exercício:
Isto vai muito sucinto (tenho andado a passear por aí, pouco tem sobrado para a net... 'scouse!)
1)
As brancas jogaram Bxg3. Não aceitar o sacrifício perde: as brancas não podem evitar o papel de vítimas num tema «clássico» a que, se não me engano, se dá o nome de «moinho»:
Se A)
1) ..., Teg3
2) Tc2?
As negras têm
2) ..., Txg2
3) Txg2, Txg2
4) Rh1, Txb2 e as negras ganham. Chama-se a este tipo de tema «o moinho», se não me engano.
B)
1) ..., Teg3
2) Ta6, Txg2
e a história repete-se, mas em vez de ganharem a Torre branca com Txb2 ao 4º lance, as negras limitam-se a aproveitar a paralisia induzida às peças brancas e jogar 4)..., f5.
Pong. :|
2)
Seguiu-se na partida, então:
35) ..., Teg3!!
36) Bxg3, hxg3+
37) Rh1
[se 37. Rg1, então Te5 e 38. Td1 é forçado... (e já não há mate, A. Pedroso :P)]
37) ..., Tf5
[Mas 37. ..., Te5 já não serve: 38. Td1, Te2 e 39. Tg1 é possível!]
38) Td1, Tf2
39) Tb8 [Porque não Tg1?! Depois de 39. ..., f5, como é a vida? Vd. a nota ao lance 42.]
39) ..., f5
40) Td8, Bxg2+
41) Rg1, Bd5
42) T1xd5, empate - o final de peões é estéril e ainda se podia tirar daqui outro exercício engraçado onde os computadores seriam de (relativamente) pouco uso: prová-lo... :P
Portanto... se também eu desse pontos... 5 iam para o Kamikazeking. E pelo menos 2 a cada um dos outros que aqui vieram e olharam para isto por me aturarem, lol...
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