quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Distritais de Jovens: André Campeão Sub-10! Nuno regular nos Sub-14!




Decorreram no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, no Porto, de 21 de Fevereiro a 1 de Março, as Finais dos Campeonatos Distritais de Jovens de 2009 em todos os escalões etários, com 3 dos torneios, sub-20, sub-18 e sub-16, a proporcionar entradas directas no ranking internacional da FIDE, com 10 jogadores cada, e os restantes 5 torneios, com 6 jogadores em cada um dos restantes escalões, a terminarem no dia 25 de Fevereiro.



André, André, André... campeões «com Vicente's»!

Na 5ª jornada terminam as provas dos mais novos, todas elas com campeões destacados.


ANDRÉ COSTA, do Pontex, é o novo campeão sub-08;


ANDRÉ VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, vence os sub-10;


ANDRÉ MATEUS, da Academia de Xadrez de Gaia, domina nos sub-12;


JOÃO VICENTE, do Moto Clube do Porto, é o novo campeão sub-14.

Um campeão de cada clube que, pelos vistos tem de se chamar André ou ser (con)Vicente!


Os lugares do pódio dos sub-12 chegam ao rubro, com 3 jovens xadrezistas a terminarem empatados no 2º lugar, tendo que se recorrer aos ultimos critérios de desempate possíveis (brancas/pretas e sorteio) para os escalonar: BERNARDO GUERRA CARVALHO, HENISH HEMENDRA BALU, ambos do GD Dias Ferreira, e DIANA SOFIA NOGUEIRA, do Moto Clube do Porto / ALPI, campeã feminina.

Também recorrendo ao desempate, mas ao primeiro critério, PEDRO CASTRO PEREIRA e RUI CARDOSO, ambos da Academia de Xadrez de Espinho, posicionam-se respectivamente no 2º e 3º lugares do pódio sub-14. O título de campeã feminina é de CRISTIANA PATRÍCIA RIBEIRO, do FC Amial-Regado.

Do mesmo modo são distribuidos os 2º e 3º lugares do pódio sub-08, tendo RAFAEL PENEDA, do GD Dias Ferreira, segurado a 2ª posição e deixado LUÍS AFONSO DE SÁ, da Academia de Xadrez de Gaia, na seguinte. A nova campeã feminina sub-08 é BEATRIZ ALEXANDRA NUNES, da Academia de Xadrez de Gaia, e tem apenas 5 anos, sucedendo à sua colega de clube agora campeã sub-10, que também havia começado com essa idade.
O 2º lugar dos sub-10 é ocupado por FILIPE MIGUEL REAL, da Academia de Xadrez de Gaia, e o 3º por RUBEN MARRIÓS, do GD dos Cem Paus. O título feminino é conquistado por CLÁUDIA SOFIA TAVARES, da Academia de Xadrez de Gaia, para o que contribuiu decisivamente a vitória alcançada à 2ª jornada sobre a sua opositora, a vice-campeã IRINA FILIPA OLIVEIRA, da AP da Urbanização de Vila de Este.

A saga dos André's continua nos sub-20, mas a situação aí é mais complicada, com o comando tripartido quando ainda faltam 4 das 9 jornadas.
Do mesmo modo complicado vai o comando dos sub-16, com os 2 favoritos a prometerem continuar geminados.
Mais simples parece estar a liderança dos sub-18, com RICARDO MARGARIDO, do GD Dias Ferreira, a manter o seu avanço, agora apenas para um dos candidatos.




André Ventura Sousa, sub-10
1296 pontos de elo, 1.º do ranking inicial

5 pontos, 1.º classificado - CAMPEÃO DISTRITAL COM 5/5! Parabéns, André!!




Nuno Ventura Sousa, sub-10
1387 pontos de elo, 5.º do ranking inicial

2 pontos, 5.º classificado

Sem comentários: