quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Dolce Vita: Fábio Barbosa controla o torneio do início ao fim




III Torneio de Carnaval Dolce Vita: Vitória de Fábio Barbosa
Por AXP

Decorreu no Centro Comercial Dolce Vita Porto, o III Torneio de Carnaval Dolce Vita, organizado pelo Grupo de Xadrez do Porto em parceria com a AXP, tendo contado com 104 jogadores inscritos. FÁBIO BARBOSA, do GD Dias Ferreira, foi o vencedor com 6,5 pontos em 7 possíveis, seguindo-se no pódio DANIEL QUINTÃ, com os mesmos pontos, e PAULO DE MORAIS, com 6 pontos, ambos do mesmo clube do vencedor. No 4º lugar, com os mesmos pontos do 3º mas desempate desfavorável, classificou-se DINIS RIBEIRO, do Grupo de Xadrez do Porto.

Este torneio foi bastante participado, nomeadamente por parte dos escalões jovens, tendo ultrapassado as 100 inscrições, apesar de se realizarem em simultâneo várias provas oficiais, nomeadamente as Finais dos Distritais de Jovens do Porto, com a participação dos 54 melhores jovens do distrito.



A preparação do local de jogo.


Este torneio tem duas características especiais: por um lado, é um grande momento de divulgação do xadrez, já que é jogado no principal centro comercial da cidade e há sempre muita gente a contactar com a modalidade; por outro, além de aparecerem jogadores fortes que, apesar de não haver prémios significativos, colaboram naquela divulgação, há sempre jogadores muito novos que experimentam aqui, pela primeira vez, o que é jogar xadrez de competição. Tal deve-se ao facto de o silêncio não ser uma regra imperativa (é um shopping!) e de os pais poderem acompanhar os filhos de perto mas, ao mesmo tempo, conseguirem fazer as suas compras, visitar lojas ou beber um café enquanto esperam pelos petizes.


Foi o que aconteceu com os atletas do recém formado clube Xeque Mate Rosário, do colégio homónimo, aqui acompanhados de perto, no aquecimento, pela treinadora Mestre Fide Feminina Ariana Pintor.



A prova começou ao início da tarde...


... e acabou a tempo da Liga dos Campeões :P

(não tivesse a minha relíquia automóvel ter mostrado alguma reticência no arranque do motor, depois de se ter cansado... O que aconteceu pela primeira vez. Mas também foi a primeira vez que dei boleia a um jogador do Dias Ferreira naquele carro e estas experiências podem ser traumatizantes, mesmo para um veículo com mais de 20 anos!)


Não é, Jorge?
À esquerda, o árbitro Joaquim Brandão de Pinho; no centro, o Presidente do Conselho Nacional de Arbitragem Vitorino Ferreira. O da direita dispensa apresentações...


Alguns dos jogadores que vieram de longe e com quem tive o prazer de jogar (apesar de tão ter sido muito simpático pois, apesar de ter estado pior com todos, lá acabei por sobreviver):

Vítor Vaz, da Casa do SLB de Vila Pouca de Aguiar; Agna Gabriel, do Clube Amador de Mirandela; Paulo Vale, dos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio (Guimarães)



O jogadores invictos da prova foram

Fábio Barbosa e Daniel Quintã
que empataram entre si e venceram todas as outras partidas.

A partida do título que terminou empatada:


Venceu, com melhor desempate, o Fábio que, de carapuço, parecia estar preparado para um torneio de Chess Boxing :)



Todas as fotos da Juliana estão disponíveis aqui.
A classificação final e os resultados de todos os jogadores estão aqui.

4 comentários:

Paulo Topa disse...

Boa noite.
Quando comecei a ver o vídeo tive a leve esperança de ver um dos grande combates do grande Muhhamad Ali (eu sei que repeti o grande), mas infelizmente é um vídeo que não é muito para mim. Contudo, penso que seria interessante ver o pessoal a jogar aquilo.Propõe que o próximo Torneio de Carnaval seja assim.

Anónimo disse...

Foi bom ver o torneio bem composto em termos do numero de jogadores, e vindos de outras associações :).
O vencedor, de chess boxing não quer nada, apenas cobria a "lua cheia" eheh.

Tiago F. Pinho disse...

«Making his way to the ring, from Pontex, Vila das Aves, weighting some pounds, he is the reigning and defending Champion at Escola da Ponte, PAULOO "barbed wire beard" TOOOOOPAAAAAA!!!!»

Paulo Topa disse...

Para mim, é mais francês. A parte que me "parece" dedicada ao peso (cá em casa estamos os dois grávidos, mas a dela passa daqui a uns meses) deveria ser:
Un nombre très petit de livres.

P.S. - A tradução é livre e feita pelo babelfish