quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Leiria: Escola de Xadrez na Casa do FC Porto




De acordo com o site oficial do FCP, "já a usufruir das novas instalações, a Casa do F.C. Porto de Leiria assume-se agora como um espaço mais multifuncional do que nunca, dispondo de um grupo considerável de salas, onde promove diversos tipos de actividades, sempre com a perspectiva de convívio azul e branco no pensamento.

A sede da delegação nº 106 dos Dragões é palco de campeonatos de sueca e snooker e de torneios de damas clássicas, tendo ainda a funcionar uma escola de xadrez, destinada a uma vasta faixa etária, desde os mais novos aos mais idosos.
"

O Futebol Clube do Porto já teve, há muitos anos, uma secção de xadrez. Salvo erro, algumas das principais referências do Grupo de Xadrez do Porto - António Silva e Fernando Cleto - eram xadrezistas do FCP, tendo passado a representar oficialmente o GXP após a extinção da equipa azul e branca.
E, num salvo erro ainda maior, acho mesmo que numa colecção de cromos do Porto que fiz há muiiitttooo tempo, o Silva foi um dos cromos que colei na caderneta!



Logo na página principal do site da filial de Leiria, pode ler-se, num destaque em rodapé, o convite - "Venha aprender xadrez aos sábados!" - enquanto se ouve o Hino, os Filhos do Dragão (a música de aquecimento do público antes dos jogos de futebol começarem no Dragão) ou a Marcha que passa nos festejos populares das conquistas desportivas.

E na secção "Eventos", um poster relativo à dita escolinha mostra quem está a segurar a iniciativa: o árbitro internacional Carlos Oliveira Dias e a Xadrez'Arte - Escola de Xadrez.

Pode ser que o exemplo seja tão bom que faça o FCP equacionar a recuperação, no futuro, a sua equipa. Seria interessante ver quais as consequências que umas migalhas dos orçamentos dos clubes do futebol produziriam no xadrez nacional, principalmente ao nível do apoio financeiro aos xadrezistas e, não menos importante, quanto ao próprio calendário competitivo.

3 comentários:

Paulo Topa disse...

Sinceramente, penso que seria uma pena o FCP ter uma equipa de xadrez. Se assim fosse, os campeonatos nacionais e quejandos deixariam de ter piada. A exemplo do futebol a melhor equipa já estaria escolhida à partida. A saber: o FCP. E tal só não sucederia nos casos em que a arbitragem não fosse competente. Penso que tal é óbvio para todos. Contudo, talvez não fosse mau que outras equipas, um pouco mais fracas no futebol, tivessem equipa de xadrez.

Tiago F. Pinho disse...

Não me digas que és daqueles que defendem que o FCP comprou a Europa para vencer a Champions???

;)

Ou na Liga dos Campeões, contra o Manchester, o Barcelona ou o Inter, a equipa era boa, mas na Liga, com o Paços, o Boavista, o Leiria, o Belenenses e outros, só com a intervenção criminosa dos árbitros é que se safavam?

=P

Além de que nem só de futebol vive o FCP...

Paulo Topa disse...

Boas. Lendo o comentário até se poderia pensar que estava a ser irónico,mas não estava. Sou portista de coração não muito de devoção. Parece-me que este ano o Porto já teve alguns erros a seu favor, mas nada de escandaloso e nada que os outros também não tenham de vez em quando. Coisas de futebol, nada mais.