terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Taça AXP: Meia final repete embate da Taça de Portugal


Já são conhecidos os encontros das meias finais da Taça AXP, que se jogam no próximo sábado:



Grupo de Xadrez do Porto A - Grupo Desportivo Dias Ferreira B

Academia de Xadrez de Gaia A - Grupo Desportivo Dias Ferreira A


Repetindo o resultado do sorteio da Taça de Portugal, quis o acaso que o Grupo voltasse a receber a equipa B do Dias Ferreira. Trata-se, como se sabe, de uma formação muito competitiva composta por xadrezistas de créditos firmados como Jorge Viterbo Ferreira (2153), António Caramez (2073), Daniel Quintã (2038), Estêvão Gomes (2030), Jorge Coelho (2007) ou Fernando Nora (1874).



O mês passado, nos 1/32 da Taça de Portugal, o Grupo conseguiu vencer invicto, por 3-1, com os seguintes parciais:

Tabuleiro 1 - O encontro entre o Campeão Distrital de 2007/2008 e o Campeão Distrital de 2006/2007 terminou empatado, tendo o Silva aceite a proposta de empate do actual campeão numa posição em que não estava pior, por motivos de estratégia colectiva.

Tabuleiro 2 - Aqui defrontaram-se os Vice-Campeões Distritais das duas últimas épocas, tendo a Ariana encontrado um táctico que decidiu o jogo a seu favor.

Tabuleiro 3 - O Estêvão, de negras, jogou uma Siciliana com o pé no fundo e um ataque directo ao roque pequeno do Cleto, tendo a partida terminado empatada.

Tabuleiro 4 - No último tabuleiro jogaram as reservas. O Nora entrou em substituição do Quintã e o Tiago Pinho em vez do Hugo Martins. A partida terminou com uma vitória, por tempo, do jogador do Grupo, numa posição que deveria vencer, se não houvesse nenhum erro causado pelos apuros de tempo.

Perspectiva-se, pois, outro encontro bastante equilibrado. Além do mais, defrontar-se-ão os vencedores da Taça AXP de 2007 (GXP) com os de 2008 (GDDF B).
Vamos ver se o Grupo consegue repetir a vitória e seguir para a Final.

2 comentários:

goodchess disse...

Olá Tiago
Reparei que estás a precisar que eu dê uma palavrinha à Juliana para as fotos.....
Ahahahahah

Boa sorte para sábado!!!

Mário Fernandes

Tiago F. Pinho disse...

Muito mais do que isso: se fores ao post original, verás que já solicitei, com caractér de urgência, a contratação da Juliana, independentemente do valor do passe!

(ainda por cima, agora também joga!)