quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia Mundial do Xadrez

Por Rui Ferreira no Blogue do Núcleo de Xadrez de Santo Tirso


Hoje, dezanove de Novembro, comemora-se o Dia Mundial do Xadrez, dia de aniversário de José Raul Capablanca.

Nasceu em Havana a 19 de Novembro de 1888, o único sul-americano campeão do mundo, faleceu a 8 de Março de 1942 em Nova Iorque.

Capablanca é referido por vários historiadores da modalidade como o "Mozart do Xadrez", uma vez que o seu brilhantismo desde cedo se evidenciou. Com apenas doze anos derrotou o campeão de cuba e foi campeão mundial de 1921 a 1927.




No Núcleo de Xadrez de Santo Tirso, o dia foi assinalado com um torneio de rápidas, jogado ontem.




Por cá, a nossa celebração passou por uma visita (quase de médico) à sede, ao fim da tarde (Tiago, Hélder, Gonçalo), e, à noite, o Tiago e o Rui foram jogar as Rapidinhas das 4.ªs-feiras no Moto Clube.

Dada a ausência da Juliana Chiu, não há foto para documentar este dia histórico em que, pela primeira vez num torneio, um vigoroso elemento da turma venceu o monitor. Aconteceu logo a abrir, na primeira jornada, e aqui fica o registo:

Tiago 0 - 1 Rui
Isto vai...


No blogue do MCP, podem ler-se algumas das incidências do torneio:
"Estas reuniões de xadrez têm vindo a ficar cada vez mais competitivas e a prova disso tem a ver com o "caso" da jornada!!!
Decorria a 7ª ronda, e no emparceiramento calhou o jogo decisivo para a obtenção do 13º e 14º lugares entre a Sãozinha (que continua a participar muito desportivamente nestes nossos torneios sempre que o número de participantes é impar!!!) e o Manuel Pedroso.
Ninguém estava a contar com o que viria a acontecer no final da partida, com larga discussão sobre lances ilegais, quem era o vencedor,e os ânimos a exaltarem-se ao máximo...
".

(O Manuel Pedroso deu xeque, a Sãozinha não defendeu, o Manuel jogou e manteve o xeque, a Sãozinha contestou deixando o Rei atacado, o Manuel replicou e o xeque lá continuou, a Sãozinha treplicou e as coisa lá continuou na mesma até que se deram conta, já quase em apuros, e aconteceu o que podem ler em cima)

E, para a história, aqui fica a verdadeira classificação final:

1º-IGOR KOVTUN..........13
2º-LUIS ARAUJO..........12
3º-TIAGO PINHO..........9,5
4º-ANTÓNIO MENDES.......9
5º-NUNO FERREIRA........8
6º-RUI WANG.............7
7º-MÁRIO FERNANDES......6
8º-ANÍBAL NOGUEIRA......6
9º-AFONSO DUARTE........5
10º-INÊS FERREIRA.......5
11º-DIANA NOGUEIRA......4
12º-JOSÉ SILVA..........3
13º-MANUEL PEDROSO......2
14º-SÃOZINHA............0,5

(a Sãozinha empatou, meritoriamente, com o Tiago, na última sessão)

Sem comentários: