quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Inteligência Emocional

Por MI António Fróis no seu blogue pessoal (imagens acrescentadas)


Cabeça e/vs Coração


Num xadrezista em competição a questão do auto–controlo das emoções é muito importante. O xadrezista tem de ter uma consciência emocional forte que lhe permita reconhecer os seus estados de espírito e o impacto do seu nível de emoção durante a partida.
O xadrezista tem de revelar determinadas competências emocionais que o habilitam gerir emocionalmente as relações consigo mesmo, com o adversário e com o facto de estar numa sala de torneio com muitas outras pessoas, ou seja jogar em público.

O que é a Inteligência Emocional?

“Capacidade de reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções em nós e nas nossas relações“.

“Sem as emoções para nos orientar, o raciocínio não tem princípios, nem poder”.

As 5 Componentes da Inteligência Emocional

Competências Sociais:


Auto-Conhecimento:
Definição: Capacidade de reconhecer e compreender estados de espírito, emoções, sentimentos, e compreender qual o efeito destes aspectos em si e nas outras pessoas e sobre as outras pessoas.
Características: Auto-confiança; capacidade de Auto-avaliação e capacidade para rir de si mesmo .



Auto–Controlo:
Definição: Capacidade de controlar ou redireccionar impulsos e estados de espíritos perturbadores. Propensão a pensar antes de agir.
Características: Confiança e integridade; bem-estar na ambiguidade e mostrar abertura a mudanças.



Auto–Motivação:
Definição: Paixão pelo trabalho por motivos que não seja o status ou o dinheiro.
Propensão a perseguir os objectivos com energia e persistência.
Características: Forte impulso para alcançar objectivos; optimismo diante do fracasso; comprometimento com a evolução da carreira como xadrezista.

Competências Sociais:


Empatia:
Definição:
Capacidade de compreender a constituição emocional dos outros. Habilidade para tratar as pessoas de acordo com as suas reacções emocionais. Capacidade para nos colocarmos no "lugar do outro".
Características: Facilidade na aproximação e no estar com os outros; elevação da capacidade de compreensão e de sensibilidade para a consciência da importância do outro.


Sociabilidade
Definição:
Competência para gerir relacionamentos e afirmar laços com os outros; Capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades.
Características: Eficácia para liderar a mudança; mostrar persuasão; experiência em construir equipas de trabalho, geri-las, prepará-las e liderá-las.


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