quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições na Associação de Xadrez do Porto




Os clubes filiados na AXP vão reunir-se em Assembleia Geral Eleitoral no dia 11 de Novembro, no Porto, para proceder à eleição dos corpos sociais da associação para o quadriénio 2009/2012.

A sufrágio apresenta-se uma lista única, que recandidata Manuel Pintor na Presidência da Direcção, Jorge Antão na Presidência da Mesa da AG e Rui Camejo Almeida na Presidência do Conselho Técnico. As Presidências do Conselho Fiscal, do Conselho Jurisdicional e do Conselho Distrital de Arbitragem são renovadas, apresentando-se respectivamente João David, Tiago Brandão de Pinho e Martinho Cardoso.


Ver Convocatória e Composição da Lista candidata.

O Programa de Candidatura da lista realça que o principal fio condutor é a continuidade do trabalho desenvolvido pela Direcção cessante, cuja maioria de elementos se recandidata. A equipa é reforçada com novos memebros que a reforçam de modo a estar preparada para enfrentar os desafios e os "tempos conturbados" (sic) que se avizinham.
Em todos os órgãos há uma mescla de elementos da equipa anterior, que asseguram a continuidade, e de elementos novos que para eles carreiam novas ideias e novos modos de trabalho.

A continuidade e a consolidação do desenvolvimento da prática do xadrez no distrito do Porto incidirá fundamentalmente nos seguintes eixos principais:
- O quadro competitivo, consolidando os avanços verificados nos formatos das competições oficiais e apostando de forma consistente no desenvolvimento de torneios e circuitos oficiosos;
- A Selecção Distrital de Jovens, reforçando a estrutura de enquadramento e apoio aos
melhores jovens, fortalecendo o seu treino e preparação e apoiando a sua participação em competições que lhes permitam uma adequada evolução técnica;
- A rentabilização de acções de sensibilização em escolas, colectividades, espaços públicos, cativando novos jogadores e novos clubes. O apoio à implementação de projectos no sistema de ensino ou de instituições de ocupação dos tempos livres, alargando o conhecimento do xadrez pela população em geral, começando pelas gerações mais novas. Para tal, dando continuidade ao reforço da base distrital de monitores e formadores;
- Alargamento da dinâmica criada pela utilização da web na política de comunicação da AXP a novos domínios, tal como a formação on-line, a divulgação de literatura e análises, e a discussão sobre temáticas relacionadas com o xadrez no distrito.


Quanto ao Quadro Competitivo, será prestada especial atenção à prevenção das Faltas de Comparência, podendo ser introduzidas cauções para participação. Por outro lado, as provas oficiais de semi-rápidas e rápidas continuarão a ser de participação gratuita, dependendo os prémios monetários dos patrocínios angariados. Quanto a torneios "de nível superior", o Open de Espinho é apresentado como um exemplo a ser seguido por outros clubes, fazendo-se também referência à necessidade de se manterem os torneios para captação de novos jogadores e manutenção dos restantes.

Finalmente, é também destacada a importância da Informação e a relação da AXP com os clubes e jogadores. Neste domínio, a internet será cada vez mais utilizada e mesmo valorizada, quer para operações administrativas (como inscrições), quer como meio de comunicação e discussão, quer mesmo como ferramenta de treino.

Sem comentários: