segunda-feira, 24 de novembro de 2008

GMs em todo o lado!


Depois da presença do GM espanhol Ivan Salgado no Torneio Velero sin Enroque, que se realizou neste fim de semana em Guimarães, numa organização dos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio, a partir do próximo estará na Figueira da Foz um conjunto impressionante de jogadores titulados naquele que se posiciona, uma vez mais, para ser o torneio mais forte da época em Portugal.



Só para terem uma ideia da lista de inscritos, vejam esta amostra dos 15 primeiros:

Kevin Spraggett GM CAN 2597
Anton Kovalyov MI ARG 2571
Dragan Paunovic GM SRB 2532
Oleg Romanishin GM UKR 2532
Zenon Franco GM PAR 2501
Arkadij Rotstein GM GER 2496
Luís Galego GM POR 2484
Vladimir Petkov GM BUL 2484
Rodney Perez Garcia MI CUB 2436
Rui Damaso MI POR 2425
Paulo Dias MI POR 2406
Lanka Ravi MI IND 2371
Nikolai Milchev MF BUL 2362
Aderito Pedro MI ANG 2349
Vera Nebolsina WGM RUS 2340

Impressionante, não é? Mais informações no Xadrezices e no site da prova.

Como se não bastasse, este ano, o Festival de Xadrez da Figueira da Foz dá força ao xadrez feminino. Já era tradicional a simultânea de abertura ser dada por um xadrezista de nível mundial nos escalões júniores. Desta vez, o jogador possuidor desse pré-requisito é uma menina.


A GMF russa Vera Nebolsina, campeã mundial júnior.


Será dia 29 de Novembro, sábado, no CAE, pelas 14:00 que teremos mais um momento histórico: pela primeira vez uma mulher, ainda para mais com um título mundial, dará uma exibição simultânea contra 40 adversários simultaneamente. A Russa Vera Nebolsina é a mais recente estrela do seu país. Natural de uma pequena cidade da Sibéria revelou-se como mais um fenómeno do xadrez vindo da Rússia ao tornar-se campeã mundial de sub 7, vice-campeã do mundo de sub-9 e agora, em 2007, campeã do mundo junior. O seu treino de 6 horas por dia dão-lhe um conhecimento técnico muito elevado ao que se junta um extraordinário talento natural. A simultânea está aberta a todos que queiram tentar bater esta "super mulher" do xadrez mundial. Entre na história do xadrez ao jogar contra uma campeã mundial. Inscreva-se desde já e directamente através do nosso site, ou no próprio dia desde que esteja presente 15 minutos antes do início da simultânea. Atenção que o número de tabuleiros é limitado.


O ano passado a simultânea foi assim


Infelizmente, este ano nem eu nem o Hélder podemos participar na prova. Todavia, não podemos deixar de a recomendar a todos, renovando o que já dissemos antes, relativamente à edição do ano passado:

"Este torneio foi claramente, em termos de condições logísticas, força de jogo dos adversários, nível de arbitragem e capacidade organizativa, um dos melhores torneios - senão mesmo o melhor - em que já participámos.

Para quem gosta de jogar xadrez, já não basta "ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro". Também tem que jogar o Internacional da Figueira.

É provavelmente o melhor torneio do país e merece todos os esforços de participação
."





O IV Festival de Xadrez da Figueira da Foz é um dos maiores e melhores da época.
Constituído por uma conferência do revolucionário Edmundo Pedro (que aprendeu a jogar xadrez durante os nove anos que passou no Tarrafal com outros perseguidos políticos) e uma simultânea dada pelo jovem prodígio da República Checa, Jiri Kociscak - 13 anos, 2223 pontos elo! -, o Festival, que na cerimónia de abertura, em que se fez uma sessão evocativa do Fado de Coimbra, teve direito a honras televisivas e à presença dos edis locais e da actriz Inês Castel-Branco, "apreciadora de xadrez e da Cidade da Figueira da Foz" [fonte: organização], tem como ponto alto a IV edição do Torneio Internacional.

Neste torneio, que decorreu de 27 de Outubro a 4 de Novembro nas instalações do Casino da Figueira da Foz, participaram alguns dos melhores jogadores nacionais, além de vários profissionais. De tal modo que este é o único torneio realizado em Portugal que, no fim das suas nove sessões, pode atribuir normas de Mestre Internacional e Grande Mestre. Não sendo, pois, de estranhar que seja "considerado o melhor torneio português de sempre" por alguns [cfr. jornal O Figueirense, 26-10-2007].




E no meio do turbilhão houve dois vigorosos (Helder e Tiago Pinho) a aproveitar a oportunidade quase única de defrontar jogadores de outra galáxia numa partida oficial em ritmo clássico...

Clica aqui para veres a crónica da edição do ano passado.

Mas, neste período, nem só de "importações" vive o xadrez nacional ao mais alto nível. O GM António Fernandes é o convidado de honra nas celebrações do 21.º aniversário da Associação de Xadrez de São Vicente (Cabo Verde), conforme noticia o portal Alfa Comunicações.

Sem comentários: