quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Olimpíadas: Ronda 1


Ronda 1 - absoluto: [25] Eslováquia 3,5 - 0,5 Portugal [61]

Mesa 25.
Tabuleiro 1 - GM Lubomir Ftacnik (2571) 0,5 - 0,5 GM Luís Galego (2484) (clica! vale a pena :P)
Tabuleiro 2 - MI Rui Dâmaso (2425) 0 - 1 GM Jan Markos (2557)
Tabuleiro 3 - GM Tomas Petrik (2487) 1 -0 MI Paulo Dias (2406)
Tabuleiro 4 - MI Sérgio Rocha (2417) 0 - 1 MI Peter Vavrak (2478)

Comentário da jornada:
Diz o MI Sérgio Rocha sobre a sua partida (ver): "Quando joguei Cdb5 não vi o sacrifício de dama com dxc3 de imediato, só vi com 1....Dxb2 2.Tb1, dxc3 3.Txb2,cxb2 4.Cc3 com vantagem branca."
Ou seja, aquela troca de peça por dois peões foi um erro de cálculo, e não uma opção premeditada. Continuar com 14. Cxc6 talvez fosse melhor para as brancas. Mas há mais jogos e temos um feeling que o MI Sérgio Rocha vai conseguir fazer óptimas partidas!


Ronda 1 - feminino: [21] Israel 2,5 - 1,5 Portugal [49]

Mesa 21.
1 - MI Masha Klinova (2327) 1/2 - 1/2 MIF Catarina Leite (2153)
2 - MFF Ariana Pintor (2152) 0 - 1 GMF Bella Igla (2254)
3 - MIF Olga Vasiliev (2235) 1 - 0 MFF Ana Baptista (2168)
4 - MFF Margarida Coimbra (2105) 1 - 0 MFF Marsel Efroimski (2052)

Comentário da jornada:
Pelo MI António Vítor, em Viriatovitch: (...) No caso das nossas meninas não foi um resultado negativo contra uma equipa superior, perder pela margem mínima até nem foi nada mau, e até as partidas foram de luta. Força meninas de Portugal. Na Rapaziada depois de analisar rapidamente as partidas, há que louvar o Galego pelo coração enorme que teve durante toda partida para salvar uma final complicado onde desde muito cedo ficou com um peão a menos depois daquilo que me pareceu caiu em preparação caseira na abertura. (...) Vamos lutar, rapaziada! (...) Força, estamos todos a apoiar! (...)

Imprensa - Record




Quem é quem na nossa malta:


Grande Mestre Luís Galego

Jogador do Vale de Cambra (Aveiro). É um dos jogadores mais experientes do país, alcançando muitas vezes bons resultados contra jogadores mais fortes. Já participou em 9 Olimpíadas, 3 Campeonatos da Europa por Equipas e numa edição do Campeonato Mundial Sub-26. Já foi Campeão Nacional várias vezes (de juvenis, juniores, por equipas e absoluto), além de ter vencido alguns torneios importantes (Grande Prémio Nocal, Torneio Internacional de Ílhavo, Torneio Internacional de Macau, Torneio 25 de Abril...) É natural do Porto (1966) e vivemos numa aldeia global, parece que o seu instrutor de condução foi um tio meu :P



Mestre Internacional Rui Dâmaso

É jogador do Barreirense (Setúbal). Considerados por muitos como o mais talentoso jogador português - foi, recentemente, eleito o melhor xadrezista português de todos os tempos em votação promovida pelo blogue Viriatovitch -, tem no curriculum 7 participações em Olimpíadas e 3 em Campeonatos da Europa por Equipas. Foi Campeão Nacional de Juvenis e Júniores, e várias vezes Campeão Nacional Absoluto, em ritmo rápido, semi-rápido e clássico. Venceu em diversas ocasiões a Taça de Portugal e o Torneio de Mestres, sendo de destacar ainda a vitória nos Torneios de São Paulo e Camaguey (Cuba).



Mestre Internacional Paulo Dias

Jogador do G.D. Diana (Évora), nasceu em 1979.

Somos da mesma idade e fizemos o percurso de formação nos mesmos escalões (assisti - e participei, perdendo - às suas vitórias nos nacionais sub-16 (1994) e sub-20 (1998).

Venceu o Torneio de Honra em 1997 e Campeão Distrital de Lisboa em 1999.

Venceu a Preliminar do Absoluto em 2006 (foi Vice-Campeão Nacional) e, o ano passado, venceu a Taça de Portugal e foi Campeão Nacional em ritmo rápido.

No curriculum, conta ainda com 2 participações em Olimpíadas e um participação numa Olimpíada sub-16.



Actualmente, é um dos principais responsáveis pela Revista Portuguesa de Xadrez.




Mestre Internacional Sérgio Rocha

Nasceu em Alhos Vedros em 1972 e começou a jogar xadrez em 1984, com 12 anos, no G.D. da Quimigal, tendo ganho o seu primeiro título nacional em 1987, no campeonato de juvenis. Em 1993, tornou-se Mestre FIDE e conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-26.
Em 1995, voltou a subir ao pódio num Campeonato do Mundo, ao conquistar a medalha de prata no mesmo escalão. No ano seguinte sagrou-se Mestre Internacional.
É, desde 2006, Treinador oficial da FIDE. Actualmente é o Director Técnico do Plano de Desenvolvimento de Xadrez do Barreiro, onde vive e joga (Barreirense), e treinador alta competição da Federação Portuguesa de Xadrez, instituição onde também é Formador de Monitores e Treinadores.
Costuma ser convocado para representar a Selecção Nacional, tendo participado em 4 Olimpíadas e 2 Campeonatos da Europa por Equipas, e escreveu os livros Xadrez Mágico, Xeque-Mate, Estratégias e Técnicas de Xadrez (em parceria com o MI e TF António Fróis) e Cadernos de Xadrez - Finais de Peões, que temos seguido nas nossas aulas.


Tem um site pessoal - http://www.sergiorocha.com.




Mestre FIDE Ruben Pereira

Jogador do AA Amadora é a grande novidade desta selecção. Ainda está nos escalões de formação - é sub-18 -, mas já é uma das referências do xadrez nacional. Tem sido Campeão Nacional de Jovens, consecutivamente, de escalão em escalão, desde 2001! Em 2005, além de Campeão Nacional Sub-14 em ritmo clássico, foi também Campeão Distrital de Lisboa Absoluto e Campeão Nacional Sub-14 em ritmo semi-rápido. Em 2007, foi Vice-Campeão Nacional Absoluto e este ano venceu o Torneio de Mestres. Esta é a sua primeira participação numa Olimpíada mas, o ano passado, foi Vice-Campeão Mundial Sub-16, e já participou em vários Campeonatos Europeus de Jovens.


É o suplente (de luxo) da equipa.




Mestre Internacional Joaquim Durão

Joaquim Durão, capitão de equipa, nasceu em 1930, em Lisboa. Aos 11 anos de idade tomou contacto com o xadrez, quando o seu amigo Carlos Pérez lhe mostrou os primeiros movimentos do jogo, durante as suas férias em Tuy, Espanha.
Com 15 anos Joaquim Durão tinha um interesse diferente: o cinema e o cineclubismo. Juntamente com outros jovens promoveu o Clube de Amadores da Arte Cinematográfica, onde conheceu Vasco Granja (ligado ao cinema de animação).
Na tentativa de seguir uma carreira no mundo do cinema, chegou a ser assistente de montagem no filme Vendaval Maravilhoso, de Leitão de Barros, sob chefia do espanhol António Martinez e com participação de Amália Rodrigues.
Durante o convívio com outros nomes ligados ao cinema, António Matos e Afonso Romano, tomou de novo contacto com o xadrez. A partir daí nunca mais deixou de o jogar, conciliando-o com o interesse pelo cinema mas pondo de parte os estudos pré-universiários.
Integrou a Sociedade de Geografia, onde estava instalado o Grupo de Xadrez de Lisboa, e ali se aperfeiçoou no jogo.
Em 1952, com 21 anos, Joaquim Durão era mestre nacional de xadrez. Dois anos mais tarde enquanto ocupava o cargo de chefe da publicidade na Sonoro Filmes, aceitou o convite para participar em três torneios de xadrez realizados em Espanha: Tarragona, Madrid e Málaga. Neste último ficou classificado em 3.º lugar, tendo derrotado o mestre holandês Lodewijk Prins. (fonte: Infopedia)
Foi Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez e é o xadrezista com mais títulos de Campeão Nacional conquistados - 13, obtidos entre 1955 e 1973. Participou, enquanto jogador, em 10 Olimpíadas. Foi condecorado pelo Senhor Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Ordem do Mérito, grau de comendador, pela sua actividade na prática e desenvolvimento do xadrez.



As meninas:



Mestre Internacional Feminina Catarina Leite

Nasceu em Odivelas, em 1983, e representa o G.D. Diana (Évora). É, até ao momento, a única xadrezista portuguesa com o título de Mestre Internacional Feminino que obteve em 2000, com 17 anos. Foi Campeã Nacional oito vezes consecutivas, entre 1999 e 2006, além de várias vezes nos escalões jovens. Foi Campeã Nacional Absoluta Sub-12 e Sub-14. Ficou em 6.º lugar no Campeonato Nacional Absoluto de 2006, tendo sido a única xadrezista a disputar a fase final desta prova. Participou em 7 Campeonatos Mundiais de Jovens Femininos e em 2 Mundiais Absolutos. Participou no Europeu de Jovens Feminino Sub-12, em 1996, e sénior, em 2007. Foi 4.ª classificada no Torneio de Mestres em 2001. Participou em 3 Olimpíadas e um Europeu Colectivo, sempre como primeiro tabuleiro. Foi chamada à Selecção Nacional Absoluta no amigável Portugal - País Basco, em 2003. A segunda presença esteve programada para os I Jogos Mundiais de Desportos da Mente, neste Verão, mas a equipa nacional acabou por não participar no evento.


Mestre Fide Feminina Ariana Pintor

A nossa colega de clube nasceu no Porto, em 1988, e foi a jogadora nacional que alcançou com menor idade (16 anos) o título de Mestre Fide Feminina. Foi 9 vezes campeã nacional feminina nos escalões jovens e 3 vezes campeã nacional absoluta, também nos escalões de formação. Tem vários títulos distritais femininos e absolutos do Porto, tendo sido Vice-Campeã Distrital Absoluta em 2007. Em 2006, integrou a equipa do GX Porto que foi finalista vencida na Taça de Portugal. Participou em 6 Campeonatos Mundiais Jovens Femininos e num Campeonato Europeu de Jovens Feminino e numa edição do Campeonato de Jovens da União Europeia. Representou a Selecção Nacional Feminina em duas olímpiadas e foi pré-convocada para os I Jogos Mundiais de Desportos da Mente. Em 2006, foi a 1.ª feminina no escalão sub-2300 do Torneio Internacional de Benidorm. Em 2007, venceu o IV AEJ FIDE Open e o XXV Aberto de Cucujães.



Mestre Fide Feminina Ana Baptista

É a actual Campeã Nacional e lidera o ranking feminino. Nasceu em Lisboa, em 1990, e representa o Ginásio Clube de Odivelas. Em 2000, foi a 5.ª classificada no Campeonato Mundial Sub-10. Em 2003, foi Campeã Europeia Sub-14. Foi 7 vezes Campeã Nacional Feminina e 3 vezes Campeã Nacional Absoluta nos escalões jovens. Tem vários títulos distritais femininos e absolutos em Lisboa. Participou em 7 Campeonatos do Mundo Femininos nos escalões de formação e em 2 Campeonatos de Jovens da União Europeia. Integrou a Selecção Nacional em 2 Olimpíadas e ficou em 2.º lugar no Torneio de Honra de 2004.



Mestre Fide Feminina Margarida Coimbra

Nasceu em Lisboa, em 1983, e joga no AM Palma e Arredores. Foi Campeã Nacional Feminina em 2007 e Vice-Campeã em 2002, 2003 e 2005. Nos escalões jovens, venceu o Nacional Feminino por 6 vezes, tendo sido Campeã Nacional Absoluta Sub-12, em 1995, e Vice-Campeã Absoluta Sub-14, três anos depois. Jogou em 6 Mundiais de Jovens Femininos, em Campeonatos Mundiais de Jovens Absolutos e nos Campeonatos Mundiais de Juniores Femininos em 2003. Participou, ainda, em 3 edições dos Campeonatos Europeus de Jovens Femininos. Já jogou em 3 Olimpíadas anteriores.

Tem uma norma para Mestre Internacional Feminina, alcançada o ano passado no Open de Gibraltar.




Maria Armanda Plácido

A capitã e suplente da selecção feminina nasceu em 1951. O ano passado representou Portugal no Campeonato do Mundo de Veteranos, tendo terminado em 22.º lugar, entre 34 participantes, sendo a 25.ª do ranking inicial. É Presidente da Associação de Xadrez de Lisboa, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Chefe da Comitiva na Olimpíada e Representante da FPX no Congresso da FIDE que decorre em simultâneo com a competição.

De acordo com o site da AXP, actualmente encontra-se sem clube. Não consta do site www.xadrezfeminino.com, nem do História do Xadrez de Competição em Portugal. No site da Olimpíada também não é apresentado qualquer currículo desportivo.

Sem comentários: