segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Xadrez(ismo) em destaque no Sol




O xadrez está em destaque no site do semanário Sol devido ao blogue Xadrezismo.



Recentíssimo na nossa lista de "Informação" (desde sexta), onde foi parar após a divulgação feita pelo GM Russowsky, na quinta, no seu, também recente, Xadrezices, o Xadrezismo, do qual se sabe apenas ter muita qualidade e não ser do Algarve, é o blogue da semana do Sol:

Com cerca de 2 meses, 72 posts, 69 comentários e 3784 visitas, "É um dos blogues mais cerebrais da comunidade SOL, dedicado sobretudo ao xadrez. Mas entre as descrições de jogadas e os relatos das olimpíadas da modalidade (que estão a decorrer em Dresden, na Alemanha) surgem comentários políticos", pelo que surge destacado na página principal do semanário ao lado do blogue do Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Xadrezismo "Pretende ser um espaço tão abrangente quanto a vida o é, opinando sobre os temas do dia-dia, que possam ter algum tipo de interesse para quem faça o favor de por aqui passar. Será pois generalista, ocupando provavelmente temas como o que lhe dá o nome um espaço tão relevante quanto os acontecimentos o justifiquem, mas igualmente outros temas de outros desportos, de actualidade politica, social, ou talvez mesmo, alguns que sendo mais pessoais, justifiquem nota pública".

Com um dos melhores acompanhamentos das Olimpíadas na blogosfera nacional (publica partidas dos nossos jogadores anotadas pelo MI Fróis e não esquece o "xadrez em português" de Angola, Brasil, Macau e Moçambique), linguagem cuidada e fotos bem seleccionadas, o Xadrezismo pode já bem ser, apesar da curta vida, o melhor blogue nacional sobre o jogo de Caissa, não se inibindo de comentar a actualidade política.

O autor é anónimo mas a sua "técnica bloguista" indicia que esta não será a sua primeira incursão na blogosfera. E o mesmo se diga quanto ao seu conhecimento xadrezístico pois, embora afirme, num comentário, "não ser a pessoa mais indicada para [dar] umas aulas", ainda assim, uma vez que, apesar de acompanhar o blogue há pouquíssimo tempo, me parece que o autor é recatado, até pelo anonimato, a publicação de alguns conselhos como este (Esperemos que amanhã, não hajam “mossas” dos jogos de hoje, pois todos os jogadores, devem interiorizar neste tipo de provas que em cada dia, só conta esse mesmo dia. E os anteriores, devem ser esquecidos para só se repegarem no momento do balanço final!) apontam para o conhecimento, por experiência própria, d"este tipo de provas".

Que continue com disponibilidade para seguir o xadrez nacional, com a mesma qualidade e frequência, após as Olimpíadas, é o que se deseja!

Sem comentários: