terça-feira, 4 de novembro de 2008

APMX comenta notícia do Record



A Associação Portuguesa de Mestres de Xadrez publicou, no seu site, esta "notícia do Record e um breve comentário".

- O Presidente da FPX diz "que nem sequer tem seleccionador, alegadamente por falta de verbas". A APMX cita o documento assinado pelo Presidente da FPX em que se comunica que "o porta-voz da selecção, neste caso o Presidente, assumiria a função de seleccionador cumprindo as decisões da direcção".

- Quanto à "afirmação de que a selecção não foi lesada porque os valores são semelhantes" daquele dirigente federativo, a APMX reputa-a (e bem!) como "realmente muito infeliz", uma vez que tal constatação não se encontra fundamentada e é notório que nem o campeão nacional nem o melhor elo nacional foram convocados.

- Por outro lado, à convocatória portuguesa realizada em Julho, a APMX contrapõe a espanhola, datada de 13 de Outubro de 2008, mesmo depois, portanto, de 12 de Setembro, o que poderá reforçar a posição do GM António Fernandes e abalar a minha (ainda que continue a considerar 12/9 como a data chave do processo, até porque a comunicação espanhola de Outubro não é a convocatória oficial enviada para a FIDE. Mas, como diz o povo, "não há fumo sem fogo"...)

- Finalmente, face a uma versão tímida do tão nacional discurso do coitadinho, a APMX questiona "durante quanto tempo se é Presidente de recurso", assinalando que "as decisões tomadas foram inteiramente da responsabilidade da Direcção da FPX, quer se concorde quer se discorde", depois de ressalvar que "é louvável pessoas ocupadas aceitarem utilizar uma grande parte do seu tempo em favor do xadrez, nomeadamente ocupando muito difíceis cargos directivos".

Outro xeque-mate preciso dos Mestres nacionais.

Sem comentários: