terça-feira, 25 de novembro de 2008

Já foi realizado o sorteio para a 2.ª ronda da Taça AXP





Realizou-se ontem à noite, na sede da AXP, o sorteio para a 2.ª ronda da Taça AXP: sábado jogamos em casa e recebemos o Santo Tirso B.


O Núcleo de Xadrez de Santo Tirso (ver blogue), apesar de recente, tem tido um papel relevante na dinamização do xadrez na região norte, muito por causa da extrema dedicação dos seus responsáveis, nomeadamente o Prof. Ricardo Amaral e o Rui Ferreira que além de treinadores, organizadores e árbitros, são também membros dos órgãos sociais da Associação de Xadrez do Porto (Conselho de Arbitragem e Mesa da Assembleia Geral, respectivamente).

Este encontro tem, apesar de ser um GXP D - NXST B, características de derby: as "camadas jovens" do Santo Tirso e a homóloga do Vigorosa partilha(va)m muitas brincadeiras e picardias em todas as provas em que cruzam, pelo que este embate assume quase proporções épicas ao nível do xadrez jovem distrital! :)

Quanto à "apresentação do adversário":


- O clube tem sede própria no Centro Comercial Carneiro Pacheco, em Santo Tirso, que está aberta de segunda a sexta (aos fins de semana depende do calendário competitivo, até porque costumam ir em "comitiva" aos vários torneios que se jogam no distrito).


- Aposta na dinamização e na formação, sendo habituais as preocupações com a qualidade técnica do ensino e com a oferta de torneios, que organiza com frequência, quer internos na sede quer em locais públicos, como é exemplo a simultânea que costuma ter lugar no átrio da Câmara Municipal local, no âmbito da Semana da Juventude. Alguns jogadores formados no NXST jogam actualmente em clubes de âmbito nacional.


- Organiza anualmente o torneio "A Arte da Guerra", preliminar do Campeonato Distrital Absoluto do Porto, no Museu Municipal Abade Pedrosa.


- Também anualmente, organiza o torneio de Natal Conde S. Bento, no Salão Nobre da Escola Agrícola (foto) - ver crónica da edição do ano passado na parte final deste post - e o torneio Espaço à Amizade, na Escola Tomás Pelayo.


Agora as estatísticas para o Senhor Seleccionador :P


A equipa B do NX Santo Tirso tem uma composição semelhante à nossa: muitos jovens acompanhados pelo "chauffer". São eles:

1. Rui Ferreira (1464)
2. Hugo Moreira (1269)
3. Luís Dias (1361)
4. Jorge Dias (1202)
5. Rui Gonçalves
6. Andreia Moreira (1206)
7. João Colaço (1370)

Na primeira sessão, receberam o Dias Ferreira B e, claro, a missão não era fácil. Perderam com os seguintes parciais:

1. Hugo Moreira (1269) 0 : 1 Jorge João Ferreira (2153)
2. Jorge Dias (1202) 0 : 1 Estêvão Gomes (2030)
3. Rui Pedro Gonçalves (0) 0 : 1 Fernando Nora (1863)
4. João Pedro Colaço (1370) 0 : 1 Paulo Teles (1803)

Como quer nós quer eles perdemos na primeira ronda, estão reunidas as condições para um emocionante "derby" "mata-mata"...
Por outro lado, nenhuma equipa tem faltas de comparência, pelo que o critério de desempate é o resultado em tabuleiro superior.
O resto é simples: Quem perder, salta fora!



Mais tranquilas, por terem ganho o encontro inaugural, mas com desafios complicados, a equipa B (8.ª do ranking) recebe a Academia de Xadrez de Gaia A (4.ª), enquanto que a C (16.ª) visita a equipa A do Moto Clube (5.ª).
Finalmente, a equipa A recebe os vizinhos do Millennium BCP.

O emparceiramento pode ser consultado no site da AXP.

Sem comentários: