domingo, 23 de novembro de 2008

Sábado, fez-se a festa da Taça no GXP!


Sábado passado, jogou-se a primeira ronda da Taça AXP. Três das quatro equipas do Grupo jogaram em casa, mas a sala encheu também com a presença da equipa Pontex, o Núcleo de Xadrez da Escola da Ponte (Vila das Aves), e com alguns sócios que, além de assistirem aos encontros, seguiram as Olimpíadas e jogaram, claro, algumas partidas...


À esquerda, o encontro GXP B - GXP D, com os vigorosos Nuno e Rui ainda na luta em que acabaram por garantir dois excelentes empates, como se noticia noutro post. Mais próximo da câmara, paralelas à parede do fundo, ficam 4 mesas onde se disputou o GXP A - Pontex, uma delas aqui ocupada pelo André que iniciava a análise da sua partida. No outro conjunto de mesas, alguns sócios jogam umas partidas. Mais à direita, a atenção é dada ao computador através do qual se seguiam as partidas das Selecções Nacionais nas Olimpíadas de Dresden.




Foi com prazer que, passados uns 8 anos, voltei a "vestir a camisola" do Grupo. Ainda por cima, o jogo foi duplamente simbólico, pois os nossos simpáticos adversários são de um clube recém-formado, o Núcleo de Xadrez da Escola da Ponte, uma escola cuja cara mais conhecida é o Prof. José Pacheco, que, se nunca ouviram falar, devem visitar.
Ainda quanto a primeiras visitas, o meu oponente, o Filipe Jacinto, jogou comigo a sua primeira partida oficial, o que deve fazer de mim uma espécie de padrinho ocasional neste mundo do xadrez, o que não deixa de ser uma séria responsabilidade. :P

Infelizmente, as coisas não começaram bem. O aniversário de um familiar meu motivou um almoço especial que se alongou mais do que o esperado, e o resultado foi o Filipe apanhar uma seca de uns bons 40 minutos! :/ Ainda por cima, quando iniciámos a nossa partida, a equipa dele já estava a perder 3-0, o que poderia ter sido desmotivador para ele...



Todavia, não só o Filipe jogou muito melhor do que era expectável para alguém que jogou a sua primeira partida oficial, como mostrou alguns pormenores, como, por exemplo, o facto de estar razoavelmente à vontade com a notação algébrica num tabuleiro sem identificação das filas e colunas.

Além de muito simpático - felizmente desculpou-me o atraso -, o Filipe mostrou capacidade de concentração durante a maior parte do jogo e, no final, teve paciência para analisar comigo a partida. Se gostar de jogar xadrez, mantiver esta atitude nas partidas e continuar a estudar o jogo com os colegas de equipa, parece-me ter potencial para obter bons resultados no seu escalão sub-12.

Apesar de ter jogado os primeiros lances "como manda o livro", uma imprecisão no 8.º deu-me vantagem. Nesse lance, fez roque, o que normalmente é bom, mas naquela posição em concreto, permitiu que eu tomasse conta do centro (o que é sempre positivo) e empurrasse os seus cavalos para as bordas do tabuleiro, o que raramente é recomendável.

Acho que aquele 8.º lance foi o primeiro momento crítico da partida. Mas, até para a posteridade, vejamos melhor a primeira partida oficial do Filipe Jacinto, do PonteX, o clube de Xadrez da escola da Ponte:



A equipa A do Grupo venceu, assim, a PonteX por 4 - 0, com vitórias de António Silva, Fernando Cleto e Américo Moreira sobre, respectivamente, Albino Ribeiro, Paulo Topa e Jorge Pereira.

Por sua vez, a equipa C do Grupo foi a Alfena bater a equipa local também pela margem máxima, com os parciais 1. Hugo Soares (0) 0 : 1 Alexandre França (1627), 2. António Bastos Pintor (1303) 0 : 1 José Manuel Costa (1608), 3. José Bastos Pintor ( 1277) 0 : 1 José Manuel Lopes (1606) e 4. João Bastos Pintor (1097) 0 : 1 Augusto Moura Pires (1462).

No próximo sábado há mais!

Sem comentários: